PARANÁ

quarta-feira, 26 de março de 2014

AQUI A GENTE RESPIRA POLÍTICA e DÁ NO QUE DÁ!

Pr. Gomes Silva

Por mais de vinte e cinco anos convivi com a política partidária entre as cidades de Picuí, Frei Martinho, Baraúna e Campina Grande. Ou como locutor ou como metido a estrategista político.  E nunca vi um povo mais apaixonado por política do que o paraibano. Lembro-me da antiga Arena, MDB, PDS, PFL e por aí vai, com suas cores tradicionais disputando o voto numa época que se usava o lápis para escrever os números e depositá-los numa urna, diferentemente do que acontece hoje.

Por que somos tão apegados à política? Vejo que mudaram os partidos para PMDB, PSDB, DEM, PT, PL etc, mas a paixão continua. O caso é tão sério que termina um pleito eleitoral hoje e no dia seguinte, antes mesmo dos vitoriosos assumirem seus cargos, já tem gente fazendo prognósticos para a próxima eleição.

Isso, fora o moído da Imprensa, que passa o tempo todo levantando as possibilidades, que renderão discussão um bom tempo. Depois, pensa-se em outras situações. E assim vamos entrando e saindo anos e mais anos carregando a paixão pela política, defendendo, sempre um determinado candidato, mesmo aqueles que já passaram pelo Executivo ou Legislativo e não fizeram valer a confiança do eleitorado.

O que me impressiona não é o fato de o paraibano, como todo brasileiro em si, gostar da política partidária, mas a paixão por candidatos que outrora não honraram a fidúcia dos que o elegeram.

O “amor” à política no Estado foi para outro extremo. O da pressão psicológica para que acontecesse o rompimento da aliança entre pessoas e não de partidos (pois sigla partidária, aqui na Paraíba, não significa muita coisa!), ou seja, entre o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho. Isso vinha acontecendo desde o momento que Ricardo ganhou de José Maranhão. Entre debates e programas políticos se dizia: “Esse rompimento acontece hoje, amanhã ou depois”. E deu no que deu.

Não sabemos se esse “moído” vai ter resultado satisfatório, ou seja, quem, entre RC e CCL, vai se sair melhor. Alguns aliados já sentem os prejuízos, a exemplo de Rômulo Gouveia (PSD), atual vice-governador. Ele não agüentou a pressão de correligionários e da Imprensa e declarou-se publicamente eleitor de Coutinho, pondo à parte de sua história pública uma amizade de mais de 20 anos com o clã Cunha Lima.

Longe desse imbróglio PSDB/PSB, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, pré-candidato do PMDB, continua visitando as bases eleitorais ligadas ao seu partido bem como de siglas que irão dá sustentação a sua campanha.

Não sabemos como será, pois, enquanto Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima vão “brigar” para dividir as lideranças que lhes deram a vitória no último pleito para o Palácio da Redenção e Senado, respectivamente, o “Cabeludo” vai somando visando à corrida que vai começar para chegar ao Palácio da Redenção.

Será que o eleitor está entendendo alguma coisa?


Por enquanto é só.