PARANÁ

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Acabaram a tranquilidade da Zona Rural

Pr. Gomes Silva
Sou de um tempo que morar na Zona Rural era sinônimo de paz, tranquilidade e segurança. Hoje, nada disso existe, dada a proliferação da maldade no coração de homens e mulheres, que passaram a atacar também quem reside longe dos quarteis ou delegacias.
Quando residia na Zona Rural de Picuí, mais precisamos em sítios como: Lagoa do André, Malhada de Dentro, Serra Baixa, Bernardinho entre outros, nem se falava em insegurança muito menos em invasão domiciliar noturna. Podia-se dormir tranquilo, andar a noite de uma casa para outra apenas sob os olhares dos vagalumes. Nas vezes que íamos para a exploração mineral, todos os garimpeiros dormiam em redes armadas debaixo de algaroba, jurema, juazeiro etc. e não havia perigo de alguém chegar e fazer o rapa no garimpo.
Hoje, a realidade é outra. A Zona Rural está ficando desabitada em algumas áreas do nosso Estado, porque o povo não suporta tanta insegurança enquanto os fatos acontecem sem a intervenção governamental no sentido de coibir a ação dos bandidos.
Não se pode mais confiar apenas no cão como segurança ao homem do campo. Ele está vulnerável, espantado e medroso, justamente por conta do aumento de casos se perseguição, brutalidade contra senhores de idade, assaltos, arrombamentos e humilhação, que vêm ocorrendo onde antes era motivo de tranquilidade.