PARANÁ

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FIM DO MUNDO: “Relógio do apocalipse” é adiantado em um minuto

FIM DO MUNDO: “Relógio do apocalipse” é adiantado em um minutoO “Relógio do apocalipse” foi adiantado em um minuto na terça-feira e agora marca cinco para a meia noite, usada para ilustrar o fim do mundo. Criado em 1947 por cientistas atômicos americanos, ele leva em consideração o estado dos arsenais nucleares mundiais e sua proliferação, biossegurança e clima, entre outros fatores, para estimar o quão a Humanidade pode estar perto da extinção.

Na decisão deste ano, as mudanças climáticas ganharam peso. A última vez que o relógio havia sido movido foi em 2010, quando o otimismo em torno da eleição do presidente dos EUA Barack Obama aumentou as esperanças de uma maior cooperação mundial e levou-o a marcar seis minutos para a meia noite.

- Está claro que as mudanças que pareciam estar ocorrendo naquela época não se materializaram – explicou Lawrence Krauss, copresidente do “Boletim dos Cientistas Atômicos”, responsável pelo relógio. - Hoje, diante do perigo real e imediato da proliferação nuclear, das mudanças climáticas e do contínuo desafio de encontrar novas fontes de energia sustentáveis, os líderes mundiais continuam a agir como se nada estivesse acontecendo.

O “Relógio do apocalipse” esteve mais próximo de marcar o fim do mundo, em dois minutos para a meia noite, em 1953, no auge da Guerra Fria, quando tanto EUA quanto a extinta União Soviética testaram poderosas armas termonucleares em um período de nove meses. Já em 1991 ele atingiu seu ponto mais afastado, 17 minutos para a meia noite, quando os dois países assinaram um ambicioso tratado de desarmamento e a chamada “cortina de ferro” se abria.

“A comunidade global pode estar próxima de um ponto sem volta nos esforços para prevenir catástrofes devido a mudanças na atmosfera da Terra. A Agência Internacional de Energia prevê que se a sociedade não começar a construir alternativas às tecnologias de geração de energia emissoras de carbono nos próximos cinco anos, o mundo está condenado a um clima mais quente e severo, secas, fome, falta d‘água, elevação do nível do mar, desaparecimento de nações insulares e acidificação dos oceanos. Como as usinas movidas a combustíveis fósseis e a infraestrutura construída no período 2012-2020 produzirão energia – e emissões – por 40 a 50 anos, as ações tomadas nos próximos anos no colocarão em um caminho impossível de ser mudado. Mesmo que os líderes políticos decidam no futuro reduzir a dependência de tecnologias emissoras de carbono, será tarde demais”, avaliam os cientistas em comunicado sobre a decisão.

Fonte: Blog Mari Fuxico com O Globo



As seis principais faltas do evangélico neopentecostal

O que distingue o ´evangélico´ moderno do crente verdadeiro? O que é, ou como é, o evangélico neo-pentecostal?

Falta de senso crítico. O neopentecostal dá crédito fácil à mentira. Ele aceita com facilidade qualquer invenção que aparece sem questionar nada, bastando apenas que o líder diga tudo com ares de autoridade e com alguns ´aleluias´. (At 17.11; Ef 4.14-15)

Falta de disposição para aceitar a correção. É inútil mostrar biblicamente ao neopentecostal que ele está errado. Ele dirá que a Bíblia pode ser interpretada das mais variadas maneiras e desprezará todas as evidências da Palavra de Deus que militem contra suas crendices (2 Tm 3.8; 4.3-4)

Falta de interesse no estudo bíblico sério e profundo. O neopentecostal é um grande ignorante da Palavra de Deus. Ele não vê o estudo teológico como algo importante. Geralmente ele diz que estudar a Bíblia ou a teologia é uma prática carnal. Para fundamentar essa crença, é usado 2 Coríntios 3.6 (entendem que a frase ´a letra mata´ é uma censura de Paulo contra o estudo!!!). O que existe na verdade é uma imensa preguiça intelectual e uma falta absoluta de interesse pelo que Deus ensina em sua Palavra. Assim, não há ênfase na pregação e no estudo sério das Escrituras no meio neopentecostal. A ênfase maior é no louvor, nas supostas curas, nas expulsões de demônios, nos cultos de libertação e coisas do tipo.(1 Co 1.21; 1 Tm 3.15; 2 Tm 2.15)

Falta de história de conversão. Os neopentecostais não têm uma história de conversão (1 Co 6.9-11; 1 Ts 1.9-10). Se forem questionados sobre como ou quando se converteram, dirão geralmente que foram numa determinada comunidade e ali viram curas ou alguma outra coisa que os impressionou; dirão que o pastor adivinhou algo sobre a vida deles ou que os problemas que tinham começaram a desaparecer, levando-os a se firmar na igreja. Nada dizem sobre arrependimento pessoal, confissão de pecados, perdão, novo nascimento ou outras coisas próprias da conversão. Talvez o maior problema do neopentecostal é o fato dele não ser um crente verdadeiro (2 Co 13.5;).

Falta de vida cristã exemplar. O neopentecostal tem um testemunho de vida moral horrível. Ele não se preocupa com a santidade, o viver separado do mundo ou o imitar Cristo. Aliás, é exatamente o contrário disso que é estimulado, sob a justificativa de que igualar-se ao mundo vai atrair os descrentes para a igreja (é por isso que os cultos neopentecostais são mais parecidos com shows. Veja Hb 12.28-29). Essa falta de preocupação com o viver cristão é substituída pela preocupação com o bem estar físico e financeiro e com a busca de experiências místicas, fortes emoções e entretenimento (veja Tg 4.9-10) como espetáculos musicais, shows e passeatas. (2 Co 6.14-15; Tg 4.4; 1 Jo 2.3-6)

Falta de compromisso com a igreja local. As reuniões neopentecostais são marcadas por um constante vai-e-vem de centenas e até milhares de pessoas. A cada dia o auditório muda. Não há membrezia. A maior parte dos frequentadores não se conhece devido à grande rotatividade de gente que entra e sai. O pastor não tem um rebanho em que ele conhece cada uma das ovelhas, acompanha-as, disciplina-as quando necessário e se sente responsável por elas. Isso faz com que as igrejas neopentecostais se tornem o paraíso daqueles ´crentes´ que não dão certo em igreja nenhuma e que não querem ter compromisso com nada. (Hb 10.25; 1Jo 1.7).

Como Deus tem usado o movimento neopentecostal para atingir seus propósitos?

A criação de uma forte insatisfação nos convertidos verdadeiros. Como as igrejas neopentecostais não oferecem nada que realmente dê vigor espiritual, os verdadeiros convertidos dentro dessas igrejas, depois de algum tempo, começam a se sentir famintos de algo mais sólido e verdadeiro. Essa fome geralmente é acompanhada de comparações entre o que a Bíblia diz e o que os líderes falam, o que geralmente faz com que esses crentes comecem a ser desprezados e perseguidos. Diante disso tudo, tais pessoas se vêem forçadas a sair em busca de uma igreja séria.(Jo 10.2-5)

A oportunidade de purificação das igrejas genuínas. As igrejas neopentecostais têm oferecido tudo aquilo de que os falsos crentes gostam (paz com o mundo, superstições, promessas de prosperidade, falta de compromisso). Isso atrai para elas todo o ´joio´ que há nas igrejas bíblicas. Desse modo, tirando proveito das astúcias de Satanás, Deus tem trabalhado na edificação de uma igreja mais livre de lobos fantasiados de ovelha. (1 Jo 2.19).

fonte/autor: Marcos Granconato no Escola Charles Spurgeon

O que acontece à Igreja quando os pastores deixam de pregar contra o pecado

David Wilkerson
Você provavelmente está familiarizado com a história do rei Davi e o adultério que houve com Bate-Seba. O incidente resultou na gravidez de Bate-Seba. E assim que descobriu a situação, ela envia uma nota a Davi dizendo, ´Espero uma criança´.

Quando Davi lê a nota, entra em pânico. Sua reputação como homem piedoso, justo - estava em risco. Cá estava um homem que havia escrito mais de 3.000 Salmos e cânticos espirituais. Havia sido o instrumento de Deus para matar os inimigos de Israel. E tinha ilustrado para o mundo o que significava ter um grande coração para Deus.

Mas agora, em pânico, Davi pensa não só na própria reputação, mas na reputação do Senhor. Se o seu pecado fosse mostrado, isso seria vinculado ao nome de Deus. Imagens de um escândalo enorme inundaram sua mente. Então Davi concebe um plano para esconder seu caso com Bate-Seba. E o pôs em ação enviando uma mensagem a Joabe, general do seu exército. A mensagem dizia, ´Manda-me Urias, o heteu´ (2 Samuel 11:6).

Ora, Urias era o marido de Bate-Seba, e pertencia à Infantaria do exército de Israel. É evidente que Urias era parte de um grupo de elite de soldados, pois as escrituras o citam como um dos trinta e sete homens mais fortes de Davi (v. 23:39). Quando recebeu a mensagem de Davi, Joabe deve ter começado a suspeitar de algo. Ele conhecia o coração de Davi, inclusive suas tendências lascivas. Ainda assim, o general instruiu Urias a ir a Jerusalém, para ver o quê Davi tinha para dizer.

Quando Urias chega, Davi o recebe na residência real e imediatamente o envolve em conversa militar. Pergunta, ´Como está a guerra? E como está indo o seu general? Os soldados estão progredindo?´. Urias deve ter se perguntado, ´Do que se trata? Sou apenas um soldado da Infantaria. Não fiz nada para merecer esse tipo de atenção´. Ou, também poderia desconfiar. Ele poderia ter ouvido algum comentário sobre o caso (apesar de que as escrituras não declaram que o caso era de conhecimento público).

A verdade é que Urias estava sendo enganado por Davi. O rei achou que o problema seria resolvido se apenas conseguisse pôr Urias no leito de Bate-Seba uma noite. Então Urias pensaria que ele havia provocado a gravidez da esposa. Davi lhe diz: ´Você guerreou uma batalha longa, e deve estar cansado. Vá pra casa e descanse essa noite. Mandarei manjares especiais para você aproveitar´. Mas quando Urias saiu, não foi para casa. Pelo contrário, dormiu na casa dos guardas fora do palácio. Quando Davi soube disso no dia seguinte, chamou Urias de volta e perguntou: ´Por que você não ficou com sua esposa ontem à noite?´.

Urias responde: ´Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei eu de entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal cousa´ (2 Samuel 11:11). Urias só conseguia pensar em seus companheiros soldados. A sua lealdade deve ter fervido a cabeça de Davi.

Agora o pânico do rei cresce. Ele rapidamente ordena que Urias permaneça em Jerusalém mais uma noite. E põe em ação outro plano. Essa noite, ele iria convidar Urias para jantar, enchê-lo de muito vinho e deixá-lo bêbado. Se Urias perdesse a noção das coisas, se esqueceria dos outros soldados e iria querer dormir com a esposa.

Dá para você imaginar esse piedoso rei, um pregador da retidão, tentando deixar bêbado um de seus fiéis soldados? Foi exatamente que Davi fez. E o plano funcionou: Urias ficou bêbado. Davi instruiu os guardas do palácio, ´Levem esse homem para casa, e o ponham na cama´. Mas outra vez, as escrituras dizem, ´À tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa´ (11:13).

A essa altura, o pânico de Davi saiu de controle. Ele sabia que tinha de fazer algo drástico. Então escreve uma carta a Joabe, ordenando que colocasse Urias na linha de frente em meio à pior das batalhas. Então, quando o exército inimigo ondulasse à frente, Joabe deveria recuar todas as tropas exceto Urias. Resumindo, Davi queria Urias morto.

Davi entrega uma carta selada nas mãos de Urias, com instruções para que fosse dada a Joabe. O leal Urias não sabia, mas o rei tinha acabado de lhe entregar a garantia da própria morte. Quando Joabe leu a carta, entendeu a idéia de Davi. Mas obedeceu a ordem do rei mesmo assim. Enviou Urias numa missão suicida. E, exatamente como Davi tinha planejado, o soldado foi morto em batalha.

É difícil conceber que um homem piedoso e justo como Davi pudesse cair num pecado tão terrível. Mesmo hoje, com todas as notícias sobre estupro, violência e morte, a história de Davi se destaca como uma das piores quedas já sofrida por um líder. Por que? Porque aconteceu com um homem de Deus, uma pessoa apaixonada pela justiça.

Provavelmente você se lembra do que aconteceu a seguir: Bate-Seba chorou a morte do marido por sete dias, segundo a lei. Aí Davi a trouxe para o palácio, onde se juntou ao seu harém de esposas (ele já tinha cinco). Posteriormente, Bate-Seba deu à luz o filho de Davi. E durante todo um ano após o assassinato, Davi não mostrou nenhum sinal de arrependimento por seus atos. Na verdade, justificou a morte de Urias junto a Joabe, dizendo que Urias tinha morrido devido aos infortúnios da guerra: ´A espada devora tanto este como aquele´ (11:25).

Davi pode ter visto o seu pecado com leviandade, mas Deus não. As escrituras dizem: ´Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor´ (11:27).

Leia mais sobre esta matéria


Restrospectiva Anti-cristã 2011!

Marcelo Lemos

Como eu costumo dizer, vivemos um tempo que pretende marginalizar a Religião Cristã; um tempo onde tudo se tolera, menos a Verdade. O texto abaixo encontrei no blog do irmão Júlio Severo. Como poderão conferir, a lista é um retrato fiel da mentalidade "politicamente correta" que nos cerca; e apesar de ser um apanhado de acontecimentos que se deram nos Estados Unidos, fatos semelhantes a estes podem ser listados em outras partes do mundo, inclusive aqui no Brasil. Acredito até que a lei "Anti-palmada" poderia fazer parte da versão tupiniquim dessa lista... Que vocês acham?

A LISTA

O ano de 2011 viu abundância de retórica anticristã nos meios de comunicação — e abundância de atos contra cristãos comuns que se mantiveram firmes nas convicções em que acreditam.

DefendChristians.Org, um ministério da Comissão Anti-Difamação de Cristãos, pediu a seus membros que votassem nos 10 principais atos anticristãos de 2011 nos EUA.

“Fico sempre surpreso com os resultados de nossa pesquisa de opinião pública e neste ano não é exceção”, diz o Dr. Gary Cass de DefendChristians.Org. “O fato de que as questões número 1 e 2 são políticas públicas e de natureza política mostra que os cristãos estão muito preocupados com a direção política do país. Eu não ficaria surpreso se isso se traduzir numa forte reação política em 2012”.

Eis os resultados da votação:

10. A rede de televisão NBC por duas vezes removeu as palavras “sob Deus” do Juramente de Lealdade à bandeira americana.

9. Na cidade de Franklin, Massachusetts, um homem pró-vida foi surrado pela polícia por distribuir pacificamente materiais pró-vida. A polícia o acusou de conspirar para colocar bombas.

8. Um homem cristão de Minnesota foi demitido de seu emprego porque uma de suas colegas de trabalho esteve num estudo bíblico conduzido pela esposa dele.

7. Um professor cristão da Flórida foi suspenso depois que a direção da escola descobriu que ele postou na internet apoio ao casamento tradicional.

6. Na cidade de Kalispell, Montana, ativistas pró-vida foram atacados por uma bomba incendiária durante uma vigília de oração em frente de uma clínica de aborto. Ninguém ficou ferido, mas um policial comentou que os ativistas pró-vida deveriam esperar esse tipo de reação por suas atividades.

5. Por causa de uma queixa legal feita pela organização esquerdista ACLU, o Tribunal Regional Federal da 9ª Região deu como decisão que o Memorial de Guerra do Monte Soledad em San Diego era inconstitucional. O Memorial era uma cruz gigante.

4. Uma campanha de ativistas homossexuais fez com que o PayPal, a empresa de transferência de dinheiro online, lançasse uma investigação contra organizações cristãs pró-família.

3. Um estudo bíblico foi encerrado na cidade de San Juan Capistrano, na Califórnia, por autoridades que afirmaram que o grupo precisava de licença porque o estudo bíblico deles representava risco para a saúde e segurança pública.

2. O presidente Obama declarou junho como o “Mês do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgênero” e usou as dependências da Casa Branca para que os homossexuais fizessem sua celebração.

1. Jerry Brown, governador da Califórnia, sancionou uma lei que força os currículos e livros didáticos de escolas públicas a “celebrar” os homossexuais, os transgêneros e os bissexuais..

Fonte: Olhar Reformado

NOTA DA REDAÇÃO

Conheço muito Júlio Severo. É uma pessoa maravilhosa e procura defender a fé cristã mesmo enfrentando movimentos e governos, que se opõem aos valores da família e ao que preceitua a Palavra de Deus. É um pesquisador e um fervoroso estudioso.

Pr. Gomes Silva

O bispo Edir Macedo publica artigos sobre o ato conjugal, o sexo e suas particularidades

Para responder a dúvida de uma leitora do site Arca Universal, que perguntou se o sexo anal era pecado, a resposta veio com uma citação da carta de Paulo aos Romanos (capítulo 1, versículos 26 e 27) e uma afirmação de Macedo sobre o tema: “No sexo anal, o reto é agredido com uma introdução estranha à sua natureza. Ele não está na função de receber, mas de expelir. Expelir o quê? Fezes, excremento ou cocô. As fezes são o lixo do corpo humano. Usar o ânus como objeto de prazer é o mesmo que degustar um belo jantar a dois no meio do lixão. Não faz sentido. É questão de higiene, de saúde e, sobretudo, de inteligência”.

Edir Macedo costuma escrever sobre o tema sexo no casamento, e já externou opiniões sobre outros assuntos ligados ao tema. Há artigos do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, falando sobre sexo oral e preservativos, que ele afirma ter usado no início de seu casamento devido a dificuldades de adaptação de sua esposa ao método contraceptivo tradicional: “Ester fez uso da pílula anticoncepcional durante quase um ano. Mas sentiu-se muito mal e teve de interromper. Como não havia a vasectomia, parti para o sacrifício: comecei a usar camisinha. Por que fiz isto? Porque não reunia condições econômicas para ter filhos. Foi uma questão de fé. Não perguntei a ninguém se era ou não pecado. Simplesmente, usei minha convicção pessoal para decidir o que fazer”, escreveu Macedo.

Sobre o sexo oral, Edir Macedo entende que o livre arbítrio é quem decide se a prática é ou não adequada: “A Palavra de Deus não fala nesse assunto em detalhes, mas como já escrevi num blog passado, tudo depende da sua fé. Se a sua consciência dói, é porque é pecado para você. Se não, é porque não é”.

Em outro artigo, ele reforça seu argumento, afirmando que cada indivíduo decide o que é melhor para si mesmo, inclusive em relação a bebidas. “O que fazer? Pode isso? E aquilo? Alem de a fé servir para a justificação diante de Deus, também serve para eliminar as dúvidas que surgem ao longo da vida. Esse é o maior beneficio da fé. Problemas com o casamento, sexo, vinho e outros tantos são de ordem pessoal. Quem deve dizer para mim como deve ser o meu relacionamento conjugal? Quem deve ditar normas de conduta no meu casamento? Quem deve dizer o que devo ou não beber ou comer? Obviamente, estas são questões puramente individuais e ninguém tem o direito de conduzir minha vida, salvo a Palavra de Deus”, polemiza o bispo.

Fonte: Notícias Gospel Mais