O Encontro para a Consciência Cristã, realizado em Campina Grande-PB, no período de carnaval, é um evento organizado com extrema responsabilidade e transparência. Tudo é feito às claras. Cada participante inicia o conclave conhecendo a realidade financeira e, a cada culto noturno, fica sabendo quanto está faltando para a VINACC alcançar seu objetivo. De igual modo, o público deixa o Parque do Povo na última noite ciente do montante que arrecada com ofertas ou a pendência que fica para o ano seguinte.
Infelizmente, muita gente – principalmente de Campina Grande -, prefere ignorar a importância do Encontro Para a Consciência Cristã na edificação da igreja, e os benefícios turísticos e econômicos, proporcionados à cidade.
As dificuldades encontradas atualmente pela VINACC para manter-se de pé não eram para está acontecendo. A Rainha da Borborema tem, hoje, mais de 500 templos evangélicos. São igrejas de grande, médio e pequeno porte, que têm condições de dá o suporte financeira necessário para que a entidade continue promovendo o Encontro Para a Consciência Cristã com a mesma estrutura, vista este ano.
E como seria feito? Fácil. Se dez igrejas consideradas grandes destinassem 10 mil reais divididos em quatro ou cinco vezes ao ano, daria: 100 mil reais. Caso 50 igrejas de porte médio optasse por ofertar 5 mil reais cada, daria: 250 mil. Se outras 50 igrejas doassem 2 mil reais, alcançaria 100 mil reais. E ai outras 100 igrejas poderiam e (podem) destinar R$ 1.000,00, totalizando 100 mil reais. Ao todo chegaríamos a 550 mil reais. Assim, não precisaríamos estar pedindo ofertas daquela maneira como acontece geralmente no final de cada encontro.
Será que estou sonhando demais? Não. Não! Acontece que o maior evento cristão da América Latina tem a missão de transmitir consciência cristã aos milhares de seus participantes. Contudo, nem todos estão conscientes da importância do evento para o seu crescimento espiritual.