PARANÁ

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Elba Ramalho diz por que é contra o aborto

"Apoiar a morte seria uma contradição para quem quer seguir a Cristo". Com esta afirmação a cantora Elba Ramalho explica sua participação na Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, liderada pelo Movimento Brasil Sem Aborto, no último domingo, 30. O evento reuniu cerca de três mil pessoas em Brasília (DF) e contou com a presença de seguidores de várias religiões, artistas, juristas, jornalistas e adeptos da causa em defesa da vida.

Fonte: Canção Nova




























quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A crise litúrgica do evangelicalismo brasileiro

Antônio Carlos Costa
http://palavraplena.typepad.com/

As igrejas evangélicas brasileiras estão passando por uma crise litúrgica. Digo isso, em razão da minha própria experiência pessoal ao viajar pelo país nos últimos anos atendendo a convites de pregação - em raríssimas ocasiões pude participar de um culto que julgasse estar à altura da beleza do evangelho que anunciamos e da majestade do Deus a quem adoramos.
O que está errado com a nossa liturgia?

1. Pastores mal preparados teológica e intelectualmente trazem para milhares de almas ávidas pela verdade mensagens carentes de conteúdo, desprovidas de originalidade e pobres de aplicabilidade. Um desperdício quase que sem paralelo na história do cristianismo - milhares e milhares de homens e mulheres que poderiam ter suas vidas transformadas para sempre pela pregação, perecendo sob púlpitos carentes de fogo (poder) e luz (teologia).

2. Músicos que falam mais do que o pregador, cantando canções de conteúdo fraco e melodia pobre.
3. Som excessivamente alto, acompanhado de falhas e ruídos insuportáveis.

4. Arquitetura feia, paredes descascadas, acústica péssima, iluminação de escritório (as terríveis lâmpadas fluorescentes) e muito calor. Nossos templos são um horror.

5. Muita dança, barulho, coreografia e pouca Bíblia.

6. Muita atividade humana e pouca presença divina. Nossos cultos estão carentes de transcendência.

7. Culto longos - com extensão de tempo somente aprazível em períodos de avivamento e grande graça de Deus na igreja - só que não estamos passando por nenhum pentescoste e grande parte do tempo é desperdiçada em avisos longos, piadas fora de hora e homenagens a gente que ameaça sair da igreja se não for tratada com deferência..

8. Impontualidade. Tanto quanto ao início da culto quanto ao encerramento.

9. Liturgia orientada sociologicamente (leis do mercado religioso), em vez de regulada teologicamente (Deus sendo adorado segundo a norma da sua Palavra). Os bodes são entretidos e as ovelhas são subalimentadas. Idolatria não é só adorar a um Deus falso, significa também adorar o Deus verdadeiro de modo oposto ao prescrito pela Escritura Sagrada.

10. Falta de lágrima. Não há espanto, senso de maravilha e batismo com o Espírito Santo. Em algumas igrejas, o formalismo que apaga o Espírito - o medo de avivamento e preocupação com respeitabilidade - em outras igrejas, a informalidade que melhor expressa a falta de temor de Deus do que intimidade com o Criador acompanhada de grande compreensão da liberdade que temos em Cristo.

Não sei como as pessoas voltam para as suas igrejas domingo após domingo. É um mistério. O crescimento da igreja no Brasil é algo que se dá sem relação com a qualidade das nossas igrejas. Tenho conhecido pessoas nesses últimos dias que não consigo imaginar participando da maioria dos cultos evangélicos do nosso país. Elas nos teriam como loucos.

O propósito desse artigo não é desencorajar, pois reforma e avivamento são sempre possíveis. Podemos retornar à verdadeira doutrina que regula o verdadeiro culto cristão (reforma). Podemos voltar à verdadeira vida cristã que pode resultar do derramamento do Espírito Santo sobre a vida de vários crentes ao mesmo tempo (avivamento) . Aí o culto vai ser longo e poderá até mesmo não ter hora para terminar - não porque ficamos friccionado as pedras do altar para produzirmos o fogo que é fruto da engenhosidade humana, mas porque algo veio de cima para baixo e tomou a todos, enchendo-os de alegria indizível e cheia de glória.

O espírito desse texto não é rancoroso. Quando falo de igreja que visitei, falo de gente que por me amar me convidou para pregar o evangelho. O que me traz pesar é ter que num culto em que participo, abstrair-me de tudo o que está acontecendo, fazendo minha liturgia pessoal, para não perder meu tempo em reuniões que não edificam. Fico atônito por saber que, muita gente que conheço, dificilmente não se sentiria intelectualmente desrespeitada caso visitasse a maioria das nossas igrejas, pois parece que, nós pastores, julgamos que quem participa de um culto evangélico só pode ser um idiota - caso contrário não trataríamos como tal quem visita a nossa igreja para encontrar resposta para os dramas da existência.

A reforma litúrgica das nossas igrejas é mais urgente, acima de tudo, por causa da beleza do evangelho que pregamos e majestade do Deus a quem cultuamos. Não podemos emitir nota dissonante em nossos cultos - por um lado afirmar que estamos ali para ouvir uma mensagem sublime e adorar um ser cuja imensidade não pode ser contida pelo céu dos céus, e, por outro lado, participarmos do culto como se estivéssemos reunidos para ouvir uma mensagem banal e adorar uma divindade qualquer do paganismo.

Por isso, a Palavra de Deus, através da pena do apóstolo Paulo, nos adverte: "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação... tudo, porém, seja feito com decência e ordem" (I Co 14: 26, 40).
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Antônio Carlos Costa é presidente da ONG Rio de Paz e preletor do Encontro Para a Consciência Cristã, que acontece todo ano no período do carnaval em Campina Grande-PB.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Abreu e Lima: Cidade Evangélica

A cidade dos evangélicos Abreu e Lima // No município da Região Metropolitana do Recife, mais de 31% da população segue alguma das denominações dessa religião.
Por: Marcionila Teixeira

marcionilateixeira.pe@diariosassociados.com.br


A recepção festiva de Vandeílton Souza ou Vando Benção, como é mais conhecido, 39 anos, explica, em parte, porque a Assembleia de Deus, em Abreu e Lima, município da Região Metrolitana a 20 quilômetros do Recife, congrega tantos fiéis. Após uma rápida oração, Vando, o presbítero que costuma pregar nas praças e comunidades, nos apresenta um templo majestoso, com dezenas de mulheres sentadas ou ajoelhadas diante dos bancos. São 11h. Uma quinta-feira. Mas todas rezam ou choram, algumas em voz alta. Mas ninguém parece se incomodar. Elas não se preocupam nem mesmo quando uma senhora entra gritando aleluia entre outras palavras inaudíveis. É sinal de alegria, consideram. A imponência de um lugar que abriga 2,5 mil pessoas sentadas e outras tantas em pé tem razão de ser: em Abreu e Lima, 31,09% da população segue alguma das denominações evangélicas existentes. Na "Capital dos evangélicos" em Pernambuco, os nomes bíblicos tomam conta dos pontos comerciais, assim como as roupas compostas e sociais vestem seus moradores.

Eudes Pereira, 42, é de uma família tradicional de evangélicos do município. A história do clã se confunde com a da própria expansão da religião em Abreu e Lima. Na década de 40, o avô materno dele já era evangélico. Teve cinco filhos, um deles a mãe de Eudes, que teve mais nove filhos e 13 netos. Hoje, apenas um desses filhos e um neto não seguem a religião, mas até as cunhadas e cunhados são evangélicos. "Naquela época meu avô trabalhava na Fábrica de Tecidos Paulista, da família Lundgren. Como eram poderosos e católicos, não permitiam os cultos no município. Daí as pessoas começaram a ir para Abreu e Lima, que é vizinho a Paulista", explica.

A tese é confirmada pelo bispo e cientista político Robinson Cavalcanti. Segundo ele, os Lundgren eram protestantes na Europa e ao chegarem ao Brasil tomaram conhecimento de que a Igreja Católica Romana era a religião das elites. "Por isso se converteram ao catolicismo e construíram um templo de arquitetura luterana, em Paulista, onde reinavam com sua indústria de fiação e tecelagem e praticamente proibiam templos protestantes em seu território", destaca.

Outra explicação de Cavalcanti para o crescimento da fé evangélica em Abreu e Lima é o fato do deputado Torres Galvão, que também era líder do Sindicato de Fiação e Tecelagem e membro da Assembléia de Deus, ter sido governador interino de Pernambuco entre a morte de Agamenom Magalhães e a eleição de Etelvino Lins.

Respeito mútuo - Os seguidores das várias doutrinas evangélicas encontradas em Abreu e Lima convivem pacificamente, apesar de algumas serem consideradas mais flexíveis e menos conservadoras que outras. A prova disso é que bairros pobres e conhecidos pela violência, como o do Fosfato, abrigam diversos templos de denominações diferentes. Em comum, todos têm uma forte crença em Deus e na resolução dos próprios problemas. "A pregação dos evangélicos vai diretamente ao indivíduo, pois diz: 'você pecador, está salvo'. Esse contato pessoal a IgrejaCatólica perdeu no Brasil e no mundo e isso explica a expansão dos evangélicos", explica Biu Vicente, professor doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco.

Fonte: Jornal Diário de Pernambuco

sábado, 29 de agosto de 2009

Câmara vai debater Democratização da Comunicação

O presidente do poder legislativo campinense, vereador Nelson Gomes Filho é autor da propositura que pede a realização de uma sessão especial para discutir a Democratização da Comunicação. A iniciativa atende uma reivindicação solicitação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba.

O vereador destacou que na sessão especial serão abordados vários assuntos relacionados a comunicação, entre eles a Conferência Municipal Comunicação que será realizada em Campina Grande ainda este ano pelo Sindicato da categoria com apoio das demais entidades que agregam profissionais da comunicação.

Para a sessão especial deverão ser convidados Sindicato dos Jornalistas, Associação Paraibana de Imprensa – API, Associação Campinense de Imprensa – ACI, Curso de Comunicação Social da UEPB, Rádios, Jornais, TV, sites, Igrejas, estudantes, professores, entre outras entidades de classes.

Redação iParaíba com Ascom

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sociedade Bíblica participa de comemorações do bicentenário do criador do sistema de leitura braile

O ano de 2009 marca os 200 anos de nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para deficientes visuais que recebeu seu nome. Por seu trabalho social voltado a deficientes visuais, a Sociedade Bíblica do Brasil faz parte da Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille. A entidade produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa, cujos exemplares são distribuídos gratuitamente às pessoas cadastradas no Programa Inclusão do Deficiente Visual. “São mais de 2,5 mil os beneficiados pelo programa. É muito gratificante contribuir para este importante processo de inclusão, que o conhecimento do braile propicia”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da entidade.

Para comemorar a data, haverá, em São Paulo, concerto, ciclo de palestras e o Prêmio Literário “200 Anos de Louis Braille”, que, lançado em maio deste ano, premiará textos inéditos nas categorias contos e poesias que destaquem os méritos de Louis Braille. Estão sendo avaliados 52 textos – 29 contos e 23 poesias –, enviados por moradores de 11 estados brasileiros. Integram a comissão julgadora os jornalistas Heródoto Barbeiro, Sílvia Ferreira Ramos e Marcos Piva, o diretor presidente da ADEVA, Markiano, a museóloga Amanda Tojal, a tradutora Olga Itocazo, e o bibliotecário Lourival Pereira. Os vencedores serão divulgados durante o III Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, no dia 19 de setembro, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

O Ciclo de Palestras "200 Anos de Nascimento de Louis Braille - O Sistema Braille como instrumento de conquistas" (programadas para acontecer em São Paulo, de agosto a novembro de 2009), abordará temas relacionados ao sistema de escrita e leitura em relevo e seu inventor. Com inscrição gratuita, são voltados para professores, profissionais, familiares e demais interessados.

A palestra de abertura aconteceu dia 26 de agosto, focando “A Produção do Livro em Braille”. As demais palestras são: “O Braille Nosso de Cada Dia” (12/09); “O Braille nos dias de Hoje: sua história e seu futuro” (19/09); “O Sistema de Leitura e Escrita em Braille no Processo Educacional do Público Deficiente Visual” (07/10); “O Braille no Cenário das Novas Tecnologias” (11/11), e “Políticas públicas e o Braille” (18/11). Confira, a seguir, a programação completa:

A Palestra “O BRAILLE NOS DIAS DE HOJE: SUA HISTÓRIA E SEU FUTURO”, inserida no III Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e Instituições, é realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil. Acontece dia 19 de setembro de 2009, sábado – das 8h30 às 12h, no Museu da Bíblia - Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – V. Porto, Barueri – SP. Inscrições: (11) 4168-6225.

Sobre Louis Braille

Natural de Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris, Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809. Ficou cego em 1812, aos três anos, após se acidentar na oficina do pai. Ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproximou-a do rosto, e acabou por ferir o olho esquerdo. A infecção se expandiu e atingiu o outro olho, deixando-o completamente cego. Para desenvolver um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, ele utilizou como base o sistema de Barbier, utilizado para a comunicação noturna entre os soldados do exército francês. Em 1837, Louis Braille apresentou a versão final do sistema que, embora tenha levado algumas décadas para ser aceito na França, antes do final do século XIX já havia se difundido pela Europa e por outras partes do mundo.

Sobre o Sistema Braille

É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo para a utilização do deficiente visual em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

Fonte: Agência Soma

Igreja, Missão, Espiritualidade, Braille 200 anos, Oração em Família

O pastor Elben Lenz Cezar (Revista Ultimato) estará falando na Igreja Metodista de Vila Isabel, no Rio, sobre "Missão Integral e Espiritualidade Cristã". A ideia, segundo os organizadores, é demonstrar “a relevância de uma igreja missionária que não perde seus conteúdos e identidade fundamentais diante do mundo pós-moderno”. Será nos dias 29 (17h) e 30 de agosto. No domingo: 9h - Culto de gratidão pelos 107 anos da Sociedade de Mulheres e 19h - Culto dirigido pela Sociedade de Jovens. Leia também sobre eventos da Fraternidade Teológica do Rio de Janeiro, lançamento de livro da Encontro Publicações e participação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) na Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille.

O pastor Elben, que estará no Rio para o encontro da Rede Nacional de Ação Social (Renas), vai também ao Instituto de Estudos da Religião (Iser), no bairro da Glória, para integrar a mesa de reflexão e debates "Igreja e Missão: Entre Simonton e Lausanne", promovido pela Fraternidade Teológica do Rio de Janeiro.

Também edificante, e bem editado, é o vídeo de lançamento do livro de meditações diárias "Orando em Família 2010", da editora Encontro Publicações, sediada em Curitiba.

Lançado site que mobiliza igrejas e outros segmentos pela educação pública de qualidade

A Mobilização Social pela Educação, que conta com animada e esperançosa participação de algumas igrejas cristãs, agora tem mais uma ferramenta de trabalho: um site próprio do movimento no portal do Ministério da Educação (MEC). Segundo o blog do movimento, a página "é um novo instrumento de divulgação das ações que vem ocorrendo em todo o País e que envolvem as famílias e a sociedade em atividades voltadas à garantia do direito de todos e cada um dos brasileiros à educação de qualidade". Lançado há poucos dias (21/8), o site ainda está em fase de implantação definitiva. A área destinada às instituições religiosas, por exemplo, ainda estava "aguardando contéúdo" na terça (25).

Leia o restante dessa matéria

Fonte: Agência Soma

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Marina: Contra o pragmatismo, pela semeadura

Marina Silva, a virtual candidata do PV

Um dos argumentos que a senadora Marina Silva (AC) ouviu para não sair do PT foi que o lançamento de sua candidatura à Presidência poderia inviabilizar o “projeto histórico” do partido no qual militou por quase 30 anos. Lançou mão de personagens da Bíblia para comparar a candidatura Dilma Rousseff e uma candidatura pelo PV à luta entre o gigante Golias e Davi.

Na Bíblia, Davi vence. Marina, 51, insiste em que a decisão sobre sua eventual candidatura só será anunciada em 2010.

FOLHA - Antes de mudar de partido, a sra. mudou de religião, de católica para evangélica. No ano passado, equiparou a teoria da evolução de Charles Darwin ao criacionismo, que atribui a origem da vida a Deus. Entre fé e ciência, a sra. fica com a fé?
MARINA SILVA - Houve um completo mal-entendido. Fui dar palestra em uma universidade adventista, que é uma faculdade confessional. A legislação brasileira permite as escolas e as faculdades confessionais, que têm o direito de fazer a abordagem do ensino a partir da perspectiva religiosa. Um jovem me perguntou o que eu achava de as escolas adventistas ensinarem o criacionismo. Respondi que, desde que ensine também a teoria da evolução, não vejo problema. A partir daí, as pessoas começaram a dizer que eu estava defendendo o criacionismo. Sou professora, nunca defendi essa tese e nem me considero criacionista. Porque o criacionismo é uma tentativa de explicação como se fosse científica para responder a questão da criação em oposição ao evolucionismo. Apenas acredito em Deus, é uma questão de fé. Nunca tive dificuldade em respeitar e me relacionar com os ateus, com pessoas que professam outras crenças ou outra forma de pensar diferente da minha.

FOLHA - E essa fé a impede de discutir questões como a descriminalização do aborto?
MARINA - Questões de fé e as convicções de cada um devem ser respeitadas. Não me envergonho de dizer que sou cristã e jamais tergiversaria sobre minha fé para ganhar simpatia de quem quer que seja. Seria capaz de perder todos os votos, de nunca mais ser eleita, mas nunca faria um discurso fácil.
(…)
FOLHA - O presidente do PV disse ter feito o convite à sra. para ser candidata ponderando que haveria muitas limitações de dinheiro e de espaço na televisão. Com quanto dinheiro se faz uma campanha?
MARINA - (…) Se comparar o tempo de TV da candidatura do PT -o que significa o Bolsa Família, o PAC, o Luz para Todos, o que significa (o programa) Minha Casa, Minha Vida, ter um presidente com 80% de credibilidade, ter palanques de A a Z em 5.000 municípios, com uma militância de 1,6 milhão de filiados- com a de um partido pequeno, com menos de dois minutos na TV, sem palanques, é como se fosse uma luta de Golias contra Davi. Como não imagino que a candidatura do PT é Golias e nem tenho a pretensão de ser o Davi, só posso imaginar que a minha funda vai se lançar contra o Golias da desesperança, do pragmatismo. Tenho experiência nisso. Se fosse fazer cálculo em termos pragmáticos, nunca teria feito nada. O esforço é por aquilo que significa em termos de semeadura.

FOLHA - O que não é sustentável hoje no Brasil?
MARINA - O próprio modelo de desenvolvimento, que tem origem numa visão equivocada de que os recursos naturais eram infinitos. Temos de aprender a lidar com essa limitação no sentido de criar novas práticas, novas oportunidades, nova relação de produção e consumo. Aqui
Repórter: Marta Salomon, na Folha

Fonte: Blog de Reinaldo Azevedo

Comento
A “semeadura” de Marina é aquela da metáfora bíblica, a do verbo. Com a semeadura do agronegócio, que segura a barra do Brasil, ela não quer muita conversa.

NOTA DA REDAÇÃO
Independente de Marina Silva ser evangélica - pelo que sei da Igreja Assembléia de Deus -, sempre tive grande admiração por seu trabalho em defesa da Amazônia. Claro, que ela não é perfeita, muito menos vai acabar com o cãos que acrescem assustadoramente em nosso país.

Mas que ela é uma alternativa, isso eu posso garantir.

Gomes Silva
Jornalista

domingo, 23 de agosto de 2009

Nenhum Estranho no Céu

Charles Haddon Spurgeon


Nenhum Estranho no Céu
"Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória" (Salmo 73:24)

Dia após dia, e ano após ano, minha fé crê na sabedoria e amor de Deus, e eu sei que não terei crido em vão. Nenhuma das suas boas palavras jamais falhou, e estou seguro que nenhuma jamais cairá por terra.

Eu me coloco em suas mãos para direção. Eu não sei o caminho que deveria escolher: o Senhor escolherá minha herança para mim. Eu necessito de conselho e aviso; pois os meus deveres são complexos, e a minha condição é limitada... Eu busco o conselho do Deus infalível em preferência ao meu próprio julgamento ou os avisos de amigos...

Em breve o fim virá: mais uns poucos anos e eu partirei desse mundo para o Pai. Meu Senhor estará perto do meu leito. Ele me encontrará no portão do céu: ele me dará boas vindas à terra de glória. Eu não serei um estranho no céu: meu próprio Deus e Pai me receberá na felicidade eterna dele.

Glória a ele que
Guiar-me-ás aqui,
E me receberás no porvir. Amém

Fonte: Faith's Check Book, 31 de Dezembro.

Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto.
Cuiabá-MT, 31 de Dezembro de 2005.