HISTÓRIA

Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Integridade: Uma raridade

Pr. Gomes Silva

Fui a uma livraria evangélica hoje (18/11) e passei a vista em um texto do livro “Evangelho Maltrapilho”. E encontrei uma frase que até agora permanece firme na lembrança. O escritor, sem medo de escrever e de fazer o leitor seguidor de Cristo criar vergonha, “arrebentou”:

- Integridade (akeraiótita) é algo tão importante que se tornou uma raridade dentro da igreja.

Ao ler a frase, o impacto não podia ser diferente. Bateu-me uma tristeza profunda no coração. Não que eu tenha perdido minha retidão. É que existem muitos líderes e ovelhas, que estão dentro das igrejas sem um referencial cristão; sem as marcas de Cristo. Pelo contrário, estão vivendo nas comunidades evangelizadoras sem consciência do que isso representa.

Mas o que é Integridade? é ser aquilo que dizemos que somos. A Bíblia diz no Salmos 25:21 “A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero.” na realidade ela passou muito longe do ministério de muitas lideranças.

Esta é uma das razões pelas quais está se tornando muito difícil a pregação do Evangelho, seguida de conversão a Jesus Cristo, mesmo sabendo que o agir é do Espírito Santo. Os maus exemplos estão nas ruas e seus atores não conseguem esconder.

Até quando?

sábado, 6 de novembro de 2010

Quem morre sem Cristo vai para o céu ou para o inferno?

Pr. Gomes Silva

Por mais que alguns desavisados digam que o inferno não existe; que ele é aqui mesmo na terra, onde vive-se em meio a diversas intempéries, essa é uma realidade que muitos irão enfrentar pelo resto da vida após a sua morte física (existe a morte espiritual).

A Bíblia descreve em vários versículos a impossibilidade de alguém chegar ao céu sem passar pela cruz. Aquela mesma em que Cristo morreu para pagar pelos pecados da humanidade (Isaías 53:1-7), mais precisamente daqueles que aceitarem o Filho como seu Salvador, passando, então, a ser considerado e chamado também de filho de Deus (João 1:12).

Em João 3:16 está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Mais adiante, no capítulo 14, versículo 6, o próprio Jesus, afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

E não é só isso, não. Em Atos, Lucas avisou a Teófilo (1:1), que “não há salvação em nenhum outro; porque abaxido do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvados” - 4:12. Já o apóstolo Paulo, ao escrever sua primeira carta ao filho na fé, Timóteo, 2:5, diz: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. O mesmo Paulo assegura que “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...” – 1 Timóteo 1:15.

Para os que ainda continuam de pé, vivendo bem ou mal aqui na terra, nunca é demais avisarmos que, enquanto vida, haverá esperança de salvação. Contudo, ela só será conquistada a partir do momento em que aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, como vimos nos textos bíblicos acima citados.

Manter-se longe do Senhor e permanecer no pecado não é nada recomendável. Afinal, assim continuando, o homem estará caminhando para o inferno, conforme Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Por isso, não existe outro meio, outra alternativa para o homem chegar ao céu a não ser por meio de Jesus Cristo.

Outro versículo que assegura morte eterna para aqueles que abdicam da fé em Cristo é João 3:36: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

Em assim sendo, não tenho dúvida: Ninguém vai ao Pai senão por meio de Jesus Cristo. E se isto não acontecer, obviamente, quem morrer sem Cristo vai morar com o capeta e seus asseclas.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cássio Cunha Lima não é Jesus Cristo

Pr. Gomes Silva

Ao usar a Tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária de ontem (4), a vereadora Ivonete Ludgério, foi muito infeliz ao comparar Cássio Cunha Lima a Tiradentes e Jesus Cristo.
- Quero me solidarizar a Cássio Cunha Lima pela perseguição e o sofrimento que vem enfrentando. Comparo o sofrimento de Cássio ao de Tiradentes e ao de Jesus Cristo -, disse Ivonete.

Em seguida, ela pensou, pensou e tentou desfazer o que dissera:
- Quero deixar claro que não estou endeusando Cássio.

Ivonete, a quem tenho grande respeito e admiração pela postura dela na "Casa de Félix Araújo", foi infeliz, pois nenhum outro homem, a não ser Jesus Cristo, que derramou sangue e foi pregado numa cruz, morreu para dá vida com abundância àqueles que venham arrepender-se de seus pecados. Hoje, muitos sofrem, mas pensando em manter seu destaque social ou sua posição privilegiada na política.

Cássio é simplesmente um ser humano pecador e uma liderança política. Não um deus, como muita gente, assim como Ivonete, está alardeando pelos quatro cantos do nosso Estado, inclusive pessoas que se dizem conhecedoras da Palavra de Deus.

Aliás, a essas pessoas eu recomendo a leitura dos livros bíblicos de Daniel, Esdras, Neemias, Ezequiel e Malaquias. Certamente, a visão delas quanto aos políticos, atualmente, vai mudar. E muito.

Disse Jesus:
Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus - Mateus 22:29.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ricardo ganhou, e agora?

Pr. Gomes Silva

O ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, ganhou a queda de braço contra José Maranhão na disputa pelo Governo da Paraíba. Resta saber se a sétima estátua, de um possível pacto com o capeta, será realmente edificada em João Pessoa ou em alguma cidade do interior. Que não seja em Campina Grande nem em Picuí.

Agora, caso seja confirmado esse pacto, resta tão-somente a Igreja de Cristo ser mais vigilante no seu dia a dia, pois, como vimos, mesmo que tenha vindo à tona essa questão envolvendo RC com as forças do além, muitos pastores tiveram a coragem de referendar a candidatura ricardista nas urnas. Não levaram em consideração o que fora propagado no Estado, a partir da Capital.

Mesmo que não tenha sido feito esse pacto e por mais que se diga que são apenas obras de artes, essas estátuas em locais estratégicos de João Pessoa são muito estranhas. Algumas são terríveis a exemplo da Pomba-gira e aquela que tem na sua parte inferior uma imagem de satanás (embora não se tenha uma foto do inimigo de Deus, mas muitos a têm como sendo satanista).

Ricardo Coutinho também precisa explicar a questão das igrejas que quase foram fechadas pela Justiça da Capital. Se RC vai fazer no Estado o que fez em João Pessoa, as igrejas evangélicas vão enfrentar grande perseguição por parte do titular do Palácio da Redenção, confirmando as previsões de que as frases usando o nome de DEUS eram simplesmente uma maneira de esconder uma realidade "negra" na vida política do Coutinho.

Ouvi do próprio Ricardo Coutinho dizer, durante a primeira entrevista coletiva depois da vitória, que será o governador de todos os paraibanos. É o mais obvio de tudo que aconteceu nesse pleito. Agora, vamos esperar para ver na prática.

Será que os eventos evangélicos do Estado terão vez, voz e recursos destinados para as entidades promotoras?

Vamos esperar para ver no que vai dá essa vitória de Ricardo Coutinho.