HISTÓRIA

Páginas

Relatório aponta problemas e sugere melhorias para prisões no Brasil

Trabalho, cultura e esportes são áreas que precisam ser implantadas ou aprimoradas nos presídios, conforme indicação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário. Sugestões como estas, que visam melhorar as condições de vida dos presos no Brasil, serão indicadas no relatório da CPI ao lado dos problemas detectados nas investigações. A Human Rigths Watch, entidade que desenvolve pesquisas sobre direitos humanos em países de todo o mundo, acredita que a “relativa abertura” das prisões a grupos humanitários e religiosos está entre as maiores virtudes dos sistemas prisionais latino-americanos.

O relator da CPI, deputado Orlando Silva, defende a criação de novas modalidades de lazer e esporte dentro dos presídios. Ele já adiantou que incluirá a sugestão de programas criados pelo governo federal que atendam a esta demanda. Atentos a esta necessidade, grupos cristãos e igrejas que já trabalham em presídios podem levar atividades criativas à população carcerária.

Os problemas encontrados nas prisões investigadas em todo o país pela CPI também foram levados ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Os parlamentares apresentaram ao STF imagens sobre os presídios, que também serão enviadas para avaliação de organizações internacionais de defesa dos direitos humanos.

Responsabilidade

Conforme o relator da CPI, o relatório deve enfrentar problemas na aprovação porque não há consenso sobre quais autoridades poderão ser indicadas à Justiça por não cumprirem a Lei de Execuções Penais. A questão é se devem ser responsabilizados os estados onde a lei foi desrespeitada ou se os dirigentes das instituições. O deputado defende ainda que é necessário definir responsabilidades para que as leis funcionem. "Eu só não posso, depois de ter constatado situações nunca imagináveis, como presos dormindo com porcos, ou comida servida em sacos plásticos, sem direito a talheres, terminar a CPI dizendo que o responsável é o preso ou o carcereiro. Temos que definir responsabilidades", reiterou.

O relatório, que será apresentado no dia 24 de junho, deve trazer outras informações que interessam a grupos que trabalham com população carcerária. A Human Rights Watch dispõe de dados coletados em 1998. Apesar de pouco atual em números, o relatório “O Brasil atrás das grades” discorre sobre situações como superlotação e abusos que ainda são desafios ao sistema brasileiro.

Enviado pelo amigo Lenildo Medeiros

Olimpíada motiva prática esportiva e pode incentivar esporte social e evangelístico

O Brasil leva a Pequim a maior delegação de sua história nas Olimpíadas: são 251 atletas que defendem as cores brasileiras na China. O ministro do Esporte, Orlando Silva, acredita que a participação da delegação nos Jogos Olímpicos deve estimular o esporte social. O interesse pela prática esportiva, especialmente em crianças e jovens, também é uma forma de aproximá-los do evangelho. Superação, esforço, disciplina e as relações com o outro e com a equipe são qualidades que o esporte desenvolve e podem ser enfatizadas em programas que utilizam prática esportiva como ferramenta de evangelismo e integração social.

"O que temos que fazer é investir mais em programas sociais esportivos, porque a conquista do esporte olímpico motiva a população”, afirmou o ministro, em entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação, em Brasília (DF). Ele defendeu que o governo deve apoiar simultaneamente os atletas de alto rendimento e o esporte como forma de inclusão social, com mais investimentos e melhor infra-estrutura.

O ministro também enfatizou que as conquistas em Pequim devem refletir em maior investimento no esporte brasileiro. "Esporte competitivo e esporte social são duas faces da mesma moeda. É importante o Brasil já ter a maior delegação olímpica da sua história, porque participará de mais finais, conquistará mais modalidades. Essa evolução nos resultados olímpicos reflete um investimento maior para o esporte brasileiro", reitera Orlando Silva.

Fonte: Revista Soma
Enviada pelo amigo: Lenildo Medeiros

Ano eleitoral: Criminosos batem às portas de Igrejas Evangélicas

Dr. Zenóbio Fonseca

Estamos vivendo uma grande crise ética e de valores morais na política brasileira e em algumas instituições basilares de nossa nação. Todos os dias os noticiários apresentam escândalos de desvios de verba pública, obras inacabadas, autoridades envolvidas com a criminalidade, pessoas tentando corromper e corrompendo servidores públicos, enfim, as pessoas de bem não agüentam assistir tamanha imoralidade na administração de nossa sociedade.

Diante deste cenário, a cada 02 anos os brasileiros são chamados, de forma compulsória, a votar em políticos (vereadores, deputados, senadores, governadores e Presidente) para nos representar, fazer leis e administrar a sociedade em geral, ou seja, a cada 02 anos, novas eleições e novas promessas de melhora social etc.

É importante destacar que a política é necessária e relevante para o desenvolvimento de nossa sociedade, onde os debates de idéias e valores retratam todas as classes sociais. Não podemos confundir corrupção com política, pois o que existe são pessoas corruptas que se tornam políticos e não políticos que se tornam corruptos.

Nesse contexto, a igreja evangélica encontra-se inserida como um núcleo de transformação social e comunidade de cidadãos eleitores. Neste particular, temos percebido que a cada 02 anos algumas práticas erradas vêm reiteradamente sendo praticadas por pessoas aspirantes ao cargo político ou pelo próprio político, quando do “assédio” eleitoral às comunidades cristãs.

No período eleitoral, em que pese a legislação eleitoral proibir que templos religiosos sejam usados como palanque eleitorais, alguns políticos ou aspirantes ao cargo tentam “seduzir” líderes de igrejas sobre pretexto de “ajudar” a igreja com doações de materiais de construção, reforma do telhado, cadeiras, aparelho de ar condicionado, lajes, cestas básicas, aparelho de som novo e outras prebendas, a ter o seu nome veiculado como um legítimo representante popular e defensor de valores do segmento social cristã. Um verdadeiro cordeiro com pele de lobo.

Este pseudo “candidato” a político ou político em exercício, já começa mal a sua caminhada eleitoral, pois possui uma conduta ética e moral ancorada na criminalidade e ilegalidade, pois dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto é crime eleitoral previsto no artigo 299 da Lei n 4.737 de 1995 - Código Eleitoral[1].

Infelizmente, essa realidade permeia diversos locais e municípios do nosso Brasil, pessoas mal intencionadas, com o único objetivo de conseguir votos da comunidade cristã, que apresentam-se nos 4 meses anteriores às eleições com muitos recursos financeiros sem ser contabilizados, tentando realizar obras físicas e troca de favores, com o único objetivo de angariar votos.

Tal imoralidade e ilegalidade devem ser combatidas e denunciadas pelos evangélicos, pois tais “pseudos candidatos” não devem ser eleitos, e devem sim, ser expurgados para que a verdadeira representação do povo possa ser eleita de forma ética, com pessoas preparadas, vinculadas a princípios e valores morais cristãs, como missão precípua de servir a comunidade local sem apego ao dinheiro.

Preocupamo-nos quando ouvimos dizer que em alguns locais existem líderes trocando apoio político a “candidatos benfeitores”. Esses podem até enganar a comunidade por algum tempo, entretanto, o Senhor Jesus não se deixa escarnecer e no dia certo fará justiça, tal como está escrito pelo Salmista em Sl 73:11-17.

Precisamos estar atentos para que de dentro da nossa comunidade possamos identificar e apresentar à sociedade homens e mulheres como “José do Egito”, “Daniel”, “Sadraque”, “Mesaque”, “Abedenego”, “Josué”, enfim, homens preparados tecnicamente, forjados no caráter e na vivência do cristianismo, para que possam influenciar e ajudar a nossa sociedade, sob pena de sofrermos com a nossa omissão neste momento de mudança nas administrações municipais.

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” [2].


[1]Ver também artigo 41-A da lei 9.504/97, que trata da captação ilícita de voto, “candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a 50 mil Ufirs, e cassação de registro ou do diploma”.

[2] Martin Luther King.

Igrejas cristãs na Holanda fecham as portas

HOLANDA — Está em curso um movimento maciço de fechamento de igrejas na Holanda. Nos próximos dez anos um quarto das igrejas e monastérios desaparecerão. De acordo com informações do site Mannna-Vandaag (www.manna-vandaag.nl) estima-se que 1200 das 4000 igrejas e 130 dos 150 monastérios do país fechem as portas.

Um simpósio realizado na cidade holandesa de Utrecht, que contou com a participação de autoridades governamentais e políticos, discutiu o futuro desses locais que abrigam cerca de 200 mil objetos de arte.

As informações surgiram dias depois da divulgação de estatísticas oficiais dos Países Baixos dando conta que só 20% dos nove milhões de crentes holandeses vão pelo menos uma vez por semana a uma igreja, mesquita ou outro ajuntamento religioso.

Dos três grupos principais de crentes, católicos romanos, protestantes e muçulmanos, os protestantes são mais "fiéis", segundo o relatório. Quase um terço deles freqüenta a igreja pelo menos uma vez por semana.

Só 27% dos muçulmanos holandeses vão à mesquita todas as semanas. Católicos são os menos entusiásticos, com aparentemente só 7% indo à missa no domingo. Cerca de 57% disseram que nunca ou raramente vão a uma missa dominical.

A Portas Abertas da Holanda, que investiga a perseguição mundial no mundo, fez uma advertência especial aos cristãos holandeses, em especial aos evangélicos: "Preparem-se para uma era de perseguição." Segundo a organização, é improvável que a perseguição continue limitada aos cristãos que vivem fora da Holanda. A perseguição está chegando aos países livres.

Tradução: Tsuli Narimatsu

Fonte: Missão Portas Abertas

Divulgação: www.juliosevero.com

Sobre alguns dos problemas da Holanda, assista ao vídeo Fitna aqui.
Enviado por: Zenobio Fonseca

Casamento gay entre 2 pastores gera investigação na Inglaterra

Londres - O bispo da Igreja Anglicana em Londres, Richard Sartres, determinou ontem uma investigação interna para apurar os responsáveis pela cerimônia de casamento entre dois de seus pastores, Peter Cowell e David Lord, que já haviam legalizado a união em cerimônia civil. “Cerimônias religiosas e bênçãos matrimoniais (entre pessoas do mesmo sexo) não são autorizadas pelos anglicanos”, disse o bispo. O casamento ocorreu na igreja londrina de São Bartolomeu, no último dia 31 de maio.

Os dois pastores trocaram alianças e promessas de fidelidade. A questão é controvertida entre os anglicanos. Em 2003, a igreja, que nos Estados Unidos é chamada de episcopal, aceitou consagrar Gene Robinson, primeiro bispo em quatro séculos a se declarar homossexual.

No Paraguai, um casamento foi suspenso de última hora na principal igreja de Lambaré, subúrbio de Assunção, quando, após denúncia anônima, o oficiante católico descobriu que o noivo era do sexo feminino.

Faltavam apenas alguns minutos para o início da cerimônia, quando o padre Álgel Arévalo alertou um promotor para a denúncia que havia recebido, e este convocou a polícia e um médico legista. Blanca Estigarribia Lugo, 44 anos, a noiva e mulher de verdade, declarara querer se casar com Jesús Alejandro Martínez, 40 anos, cujo nome de batismo era Catalina Vera.

O legista que examinou o noivo afirmou que ele tinha biologicamente as características de uma mulher e nenhum atributo masculino. O casal foi transferido a uma delegacia e depois a um presídio feminino.

Fonte: JC Net
Enviado por: Zenobio Fonseca

terça-feira, 17 de junho de 2008

MENSAGENS RECEBIDAS

Agradeço as mensagens direcionadas a este humilde pastor pelas várias pessoas que me conhecem e outras que só me conhecem através de aconselhamento pela internet.
A todos vocês muito obrigado!

DEUS SE LEMBRA DE VOCÊ
Deus se lembra do teu nome
E te chama com amor
Posso ouvir a sua voz
Te dizendo para conquistar os sonhos
Que um dia em tua vida ele plantou.

Deus se lembra de você
E tudo que ele prometeu vai se cumprir
Eu creio sim
Deus se lembra de tudo
Que um dia ele te fez sonhar
O teu milagre ele vai realizar
Você acredita em milagres?
O teu milagre ele vai realizar.
Tenha uma semana de vitória em Cristo Jesus!

Pra. Marlene
Curitiba - PR

NENHUMA DOR DURA PARA SEMPRE

Saiba que nenhuma dor dura para sempre, por isso toda tristeza é passageira. É como uma nuvem pesada, carregada de energia negativa mas, por mais tensa que ela seja,não resistirá à força dos ventos.Deus também sopra sobre nós os seus ventos que trazem consigo a força da esperança, da paz e da alegria.Lembre-se então que toda estrada tem seu ponto de chegada e que toda noite rende-se à força de um novo alvorecer.Nada é para sempre,inclusive a nossa dor

Jesus disse:“No mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo,Eu venci o mundo”E Salomão nos ensina:“O pranto pode durar uma noite,mas a alegria vem pela manhã”embora nossa dor seja real,há sempre alguém sofrendo um pouco mais. Se outros conseguem vencer,porque então nós iremos sucumbir?Fiquem na Paz,que Deus abençoe , e creia vc já é um vencedor em cristo jesus!

Mirela – Campina Grande/PB



TUDO É POSSÍVEL


Para o Senhor tudo é possível,
Ainda que a circunstância esteja impossível,
Deus não pode negar a sua palavra,
O Senhor não esquece o que prometeu,
Não desista de esperar,
Para o Senhor tudo é possível,
Ainda que aos seus olhos tudo parece difícil,
Deus não é homem para que minta,
O Senhor não deixa de cumprir o que prometeu,
Não deixe de acreditar,
Para o Senhor tudo é possível,
Ainda que a dificuldade esteja na frente,
Deus não se arrepende do propósito prometido,
O Senhor faz no momento exato o que prometeu,
Não pare de lutar,
Para o Senhor tudo é possível.

Édina – Petrolina/PE

DESERTO É A PROVA DE QUE DEUS ESTÁ AGINDO

Não há cristianismo sem deserto nem deserto sem tribulações.
"DEUS não examina vc procurando medalhas ou diplomas mas sim cicatrizes”.
As marcas dos problemas da vida são d fato sinais d uma vida q peregrinou sob a confiança do SENHOR.
O deserto machuca mas enrijece. Queima a pele mas tempera o caráter. No deserto não há supermercados nem despensas mas há a dispensação da Graça d DEUS suprindo as necessidades d cada dia. Sempre q DEUS quer ABENÇOAR alguém, ELE o conduz ao deserto para exercitá-lo nos limites da dependência. Diante das dificuldades da vida o SENHOR nos promete Superação e Vitória! ELE não deixará q nada atrapalhe a nossa trajetória! Ninguém pode impedir de alcançarmos aquilo q é por direito nosso! Ainda q pareça difícil, ainda q tudo diga q vc não vai conseguir, DEUS diz prá vc: Ninguém vai poder parar Vc.
Farei de Vc um CAMPEÃO!

Mirela
– Campina Grande/PB

DEUS É CONTIGO!


Boa tarde!
Não chores mas, sei que vc tem passado por muitas provações e muitas delas têm marcado o seu viver; quantas vezes vc tem chorado, e tem dito pra vc mesmo ñ vou conseguir, ñ sei o que fazer estou num túnel sem saída. Eu quero te dizer neste momento vc ñ está só,o anjo do senhor acampa se ao teu redor e te ajuda na caminhada,ele vai te guiar e te levar a um lugar seguro ñ chores mas, ñ se desespere, ñ sofras, a tua benção está bem ali depois do monte,mesmo q seu caminho esteja estreito pra vc, vc vai conseguir deus te garante a vitória ele enxuga tuas lagrimas, e te dá a paz!!!!!!!!!!!!
Receba a tua benção, a tua vitória em nome de Jesus!!!!!!!!!
Eis que estou contigo todos os dias, diz o senhor.

Fik na paz bjs no seu coração jesús te ama e eu também!
Com carinho sua amiga

Adeneci – Rio de Janeiro

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Descredenciamento do HU: Uma vergonha para o Ministério da Saúde

Pr. Gomes Silva

Li matéria no Paraibaonline.com.br mostrando a irritação do padre José Assis, reitor do Seminário Diocesano de Campina Grande (por quem tenho uma grande admiração), com o descredenciamento do Hospital Universitário Alcides carneiro, em Campina Grande-PB, para o atendimento do câncer junto ao Ministério da Saúde.

O site também deu destaque à matéria da Rádio Campina FM com a diretora do referido hospital, médica Alana Abrantes, segundo a qual o HU continua recebendo e atendendo os pacientes com câncer, pois, “desde janeiro estamos sem receber esse repasse. A gente não sabe por que isso aconteceu. De repente a gente teve a comunicação de que estava desabilitado. Já tivemos o atestado dos gestores municipal e estadual que querem a manutenção”.

Concordo plenamente com a posição do padre José Assis, que criticou essa decisão do Ministério da Saúde durante pregação pública. Coloco-me na posição da médica Alana Abrantes e sinto o quanto será difícil manter o Hospital Alcides Carneiro atendendo de maneira profícua aos pacientes que para Campina Grane acorrem procedentes de várias cidades do interior da Paraíba e até de estados vizinhos.

É uma vergonha essa decisão dos responsáveis pelo Ministério da Saúde. E conclamamos os parlamentares paraibanos com atuação de (em) Brasília e aliados do senhor Luiz Inácio Lula da Silva - e dos demais, porque existe, sim, essa liberdade -, para que os responsáveis pela saúde do Brasil repensem essa decisão discriminatória com a Paraíba e com milhares de pessoas que são atendidas no Hospital Alcides Carneiro.

Não podemos fechar os braços e esperar a banda passar. Nada disso. A população do nosso Estado, principalmente de Campina Grande (e adjacências), representada pelos políticos que por ela foram eleitos, precisa se movimentar para que essa vergonha não continue a prejudicar milhares de crianças, jovens, adolescentes e adultos, portadores de câncer.
____________________________
Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e coordenador de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC; e Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Agenda do Pastor Gomes

AGOSTO - 2008

02 – Reunião com líderes nas Malvinas – Campina Grande/PB

03 – Prega na 1ª Igreja Batista nas Malvinas, dirigida pelo pastor Roberto Silva – Campina Grande/PB

08 – Santa Cruz de Capibaribe – PE

10 – Prega no Culto de Missões, da Igreja Assembléia de Deus (missão), dirigida pelo pastor Ourinho – Campina Grande/PB

Dias 25, 26 e 27 – Participa do 1º Congresso de Pastores Evangélicos da Paraíba – Primeira Igreja Batista de João Pessoa – PB.

Dia 31 - Prega no Culto da Família, da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, no Presidente Médici, em Campina Grande. Pastor: Marcelo Holanda.

Contato:
ministrodoreino@gmail.com
(083) 88780109 ou (083) 3342 4654

Pastor Gomes Silva nesta terça na Igreja Congregacional El-Shaddai

O pastor Gomes Silva, atualmente dirigindo a Igreja Batista Independente em Parnaíba-PI, estará nesta terça-feira (17/06) pregando no Culto das Senhoras (19h30min) na Igreja Congregacional El-Shaddai, em Parnaíba. A igreja é dirigida pelo pastor Eduardo.

Na última quarta-feira (11/06), o pastor Gomes Silva ministrou a Palavra de Deus no Culto da Conquista, da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, também em Parnaíba, que é pastoreada pelo jovem pastor Jean. Na ocasião, duas jovens entregaram suas vidas a Cristo Jesus.

Em agosto, o pastor Gomes Silva estará pregando em várias igrejas no Estado da Paraíba.

________________________
Se o amado pastor pretende levar o pastor Gomes Silva para proferir palestra ou pregar a Palavra de Deus em sua igreja, não tem haverá nenhum problema. Consulte a sua agenda!

ministrodoreino@gmail.com ou entre em contato pelos telefones: (083) 8878 0109 ou (086) 3323 6444 / 9422 5124

domingo, 15 de junho de 2008

Contradições do laicismo

Olavo de Carvalho

A moral laica do mundo burguês reconhece e até proclama com orgulho “científico” sua própria relatividade, em teoria. Mas nenhuma ordem social pode contentar-se com uma obediência relativa, que desembocaria fatalmente no conflito geral e no caos. Daí a distinção prática, tipicamente moderna e burguesa, entre moral privada e ordem pública. A primeira pode multiplicar-se em variações infinitas, desde que não perturbe a segunda. É a informalidade da escolha moral, limitada pela formalidade estrita da ordenação jurídica.

Esse arranjo de ocasião disseminou-se tão universalmente que adquiriu foros de sabedoria eterna e imagem por excelência da “normalidade”, ao ponto de que já ninguém percebe o que ele tem de instável e problemático; e, não o percebendo, tem de improvisar hipóteses rebuscadas para explicar por uma sucessão imaginária de acidentes as crises e percalços que um exame sério deveria ter revelado à primeira vista como desenvolvimentos lógicos e inevitáveis de contradições iniciais não conscientizadas em tempo.

De um lado, aquela distinção constitutiva do Estado laico foi estabelecida como ato de uma minoria revolucionária contra um consenso anterior fundado na homogeneidade moral da sociedade cristã. Uma vez vitorioso, o Estado laico passa a corroer necessariamente o que possa restar dessa homogeneidade, que para ele representa a origem mesma de toda obstinação “reacionária” erguida contra sua obra modernizante. Dissolvida pouco a pouco a unidade moral do povo, a única maneira de evitar a autodestruição da sociedade pelo caos é transferir para a esfera jurídica os mecanismos reguladores antes operados pelo simples automatismo das tradições arraigadas no senso comum. O que era obediência espontânea torna-se assim controle estatal forçado. Na proporção mesma do sucesso obtido pelo Estado leigo em seu esforço de “modernização”, o número, a complexidade e a abrangência dos controles jurídico-burocrático-policiais vão crescendo, avançando para dentro de todos os campos da existência social e invadindo por fim a vida privada e até a intimidade dos pensamentos, regulando a linguagem, a educação doméstica, etc. Tão logo deixa de ser uma promessa e se torna uma realidade, aquilo que surgiu sob o pretexto de resguardar a liberdade individual revela ser um mecanismo opressivo incomparavelmente mais exigente do que a velha autoridade religiosa jamais teria sonhado ser.

A essa primeira contradição soma-se outra pior. Não é possível controlar a sociedade sem regulamentar a economia. À medida que os controles morais embutidos na cultura do velho regime cedem sua autoridade ao aparato judicial, burocrático e policial, amplia-se na mesma medida a intervenção do Estado na economia. O estatismo econômico indefinidamente expansionista é inerente, portanto, à dialética do Estado leigo. Mas este não se impôs justamente mediante a promessa de resguardar a liberdade econômica? Sim. O que não se deve é confundir as intenções declaradas do discurso ideológico com a fórmula política substantiva cuja implantação elas legitimam. A contradição pode escapar até mesmo aos mais sinceros propugnadores da nova política, mas, que ela existe, existe. O moderno Estado leigo pode, com a maior sinceridade do mundo, prometer a liberdade econômica – o que ele não pode é realizá-la, a não ser de maneira capenga, permanentemente ameaçada pelo avanço da mentalidade socialista, que a expansão mesma do laicismo oficial fomenta.

Não é coincidência que o país que defendeu com mais eficácia a liberdade econômica tenha sido justamente aquele que só adotou o laicismo como mecanismo secundário de autocontrole do próprio Estado, sem a ambição de fazer dele um princípio regente de toda a vida social e política, antes conservando vivo e embutindo em suas instituições o máximo que podia das antigas tradições religiosas. Muito menos é coincidência que, hoje em dia, aqueles que desejam radicalizar o princípio laicista, expelindo a religião da vida pública, não sejam de maneira alguma amigos da liberdade econômica, mas todos, em mais ou em menos, adeptos do intervencionismo estatal – socialistas confessos ou enrustidos.

Fonte: Diário do Comércio (editorial), 13 de junho de 2008
Enviado pelo Pastor Euder Faber - Presidente da VINACC

sábado, 14 de junho de 2008

Meditação

"O homem sábio, na tempestade, ora a Deus, ñ para q fique segurodo perigo, mas para q seja libertodo medo. É a tempestade dentrodele q o põe em perigo e ñ atempestade do lado de fora."

Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades. Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.
Salmo 107: 28 – 30

Enviada pela irmã Édina - Petrolina-PE
(Muito obrigado, minha irmã Édina. Deus sabe todas as coisas!)

O que é a Dislexia?

Dislexia, dificuldade na aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem? Nem uma nem outra. É mais fácil conceituá-la através do que não é do que a definir pelo que é. Com toda a certeza não é um problema de inteligência, tão pouco uma deficiência visual ou auditiva, muito menos um problema afetivo-emocional. Então o que é?

Dislexia é uma dificuldade específica de linguagem, que se apresenta na língua escrita. A dislexia vai emergir nos momentos iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita, mas já se encontrava subjacente a este processo. É uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem, para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, organizando-os corretamente, sendo proveniente das funções corticais familiares.

É certamente um modo peculiar de funcionamento dos centros de linguagem, mas não é uma doença neurológica. É freqüente encontrar-se outras pessoas com dificuldades semelhantes nas histórias familiares.

O importante é aceitar-se a dislexia como uma dificuldade de linguagem que deve ser tratada por profissionais especializados. As escolas podem acolher os alunos com dislexia, sem modificar os seus projetos pedagógicos curriculares. Procedimentos didáticos adequados possibilitando ao aluno vir a desenvolver todas as suas aptidões, que são múltiplas. Vale relembrar que os disléxicos estão em boa companhia, junto a Einstein, Agatha, Christie, Hans Christian Andersen, Nelson Rockefeller e Tom Cruise, entre muitos.
Fonte: tirado da internet (sem autor)

Tratamento de alcoólatra deve envolver cuidado com a família

Joseane de Souza
Psicóloga

A valorização da família nos processos terapêuticos dos indivíduos é um procedimento conhecido pelas igrejas cristãs, que normalmente entendem que o sofrimento afeta a coletividade. Uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), confirma esse princípio e sugere que mulher e filhos também devem ser tratados quando o homem apresenta problemas com o álcool. A terapia com a família é uma sugestão apontada na conclusão da tese de doutorado, desenvolvida pela psicóloga Joseane de Souza.

Para fazer sua análise, a autora do estudo entrevistou três membros – pai, mãe e um dos filhos na faixa etária entre nove e onze anos – de quatorze famílias atendidas em serviços públicos de saúde para tratamento de alcoolismo na cidade de Guarapuava, Paraná. Ela percebeu que nesses núcleos familiares, a relação entre mães e filhos apresenta mais afetividade do que na relação entre essas mulheres e seus maridos ou dos filhos com os pais.

Numa entrevista sobre a tese divulgada este ano pela USP, Joseane explica que “a relação afetiva entre mãe e filho, nesta faixa etária, tem sido positiva, pois quanto mais afetividade existe, menos sinais de depressão e problemas de comportamento a criança apresentava. Por outro lado, a literatura mostra que, nas famílias alcoolistas, os filhos mais próximos das mães acabam auxiliando-a no cuidado com o pai e os seus irmãos. O fato de assumir responsabilidade da qual ele ainda não está preparado pode predispô-lo para distúrbios psicológicos na vida adulta”.

Teoria sistêmica

O pano de fundo teórico da pesquisa é a Teoria Sistêmica da Família, desenvolvida por Salvador Minuchin, que observa as relações entre a ajuda profissional a um membro da família e mudanças desencadeadas nos demais. Assim, a pesquisa de Joseane aponta para a necessidade do tratamento se estender a todas as pessoas da família alcoolista. “Constatamos que há uma repetição no padrão comportamental dessas famílias: a maioria desses pais e dessas mães apresenta um histórico de alcoolismo na família de origem”, afirma a pesquisadora.

Alguns efeitos do alcoolismo na família, segundo a pesquisa, são sinais de depressão nas mães, que acabam sobrecarregadas. “Muitas eram as provedoras da casa, pois o marido estava desempregado”, explica Joseane. Outra constatação do estudo é a dificuldade dos pais falarem sobre os sintomas de depressão e rememorar relações traumáticas com a família de origem. A pesquisadora ainda sugere que, nestes casos, os filhos devem ser acompanhados até por volta dos 15 anos, quando inicia o processo de individualização. O acompanhamento das crianças e adolescentes pode evitar o desenvolvimento do alcoolismo na fase adulta.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Sociedade Em Foco

ANIVERSÁRIO
Ontem foi o aniversário da minha querida Emanuela Sakarov (foto ao lado da mãe Eliza). Graças a Deus ela recebeu inúmeras visitas de membros da Igreja Batista Independente em Parnaíba e de pessoas amigas da cidade.
A comemoração foi simples, porém em meio a um jantar ao melhor estilo paraibano.

EM ALAGOA GRANDE
Por falar em aniversariante quem estará mudando de idade no próximo dia 18 (junho) é a querida Janaína Geminiano de Albuquerque. Natural de Alagoa Grande-PB, ela certamente será muito felicitada pelo vasto círculo de amizades e pelos seus pais: Marlene e “seu” Neco, e pelos irmãos: Janicléa, Janileide e Odilon.

Ainda em Alagoa Grande, Luzia Chaves da Silva, aniversariou no último dia 5. Foi uma festança ao lado do filho George e da nora Janice, e de amigos.
A todos vocês os nossos parabéns!
A saudade de vocês me levará a Alagoa Grande em breve.

CASAMENTO
Este ano veio mesmo para ficar marcado na vida de alguns irmãos nossos lá na Paraíba. Na virada do ano casou Janaina, lá em Alagoa Grande; depois foi a vez de Adson com Tamirys; a minha cunhada Elizaneide com Emanuel (lá em Picuí); e de Jéssyka, filha do pastor Sidney Nunes; e estamos nos preparando para os casórios de Raquel com Betoven, além de Raissa, filha do pastor Ronie Batista. Lá em Fortaleza (CE), a campinense Analice se prepara para casar com Buriti no final do ano. O casamento acontecerá em Campina Grande. Vou estar lá!

E as novidades não param por ai. Parece que mais um casamento vai pintar no pedaço ainda este ano. E agora dentro de nossa própria casa. Tô ficando velho, Araújo Neto – rsrsrssr!

Não há dúvida: 2008 é um ano casamenteiro.

TAVINHO MIRANDA
O querido cronista social, Tavinho Miranda, um dos mais conceituados na Paraíba, está se preparando para realizar mais uma grande promoção de glamour na Rainha da Borborema. Deverá acontecer nos salões luxuosos do Restaurante Picanha 200, ali no início da Rua Manoel Tavares, na saída de Campina Grande para o Brejo, contando com a presença da fina flor da sociedade serrana.

Kátia Virgínia e Gabmar Cavalcanti serão as atrações musicais.
Agradeço o convite.


EM PICUÍ
Com o nosso retorno à Paraíba, certamente estaremos em breve revendo familiares e amigos em Picuí ao mesmo tempo em que colocaremos os assuntos em dia.

Por falar em Picuí a “briga” pela Prefeitura promete ser uma das mais acirradas este ano na Paraíba.
Gomes é franco atirador na corrida sucessória de Buba, que tentará a reeleição. Mas o ex-prefeito garante que dessa vez não tem pra ninguém. Enquanto isso o jornalista Araújo Neto corre contra o tempo para garantir uma vaga no Legislativo Mirim. Contudo, primeiro eles têm que garantir candidatura na convenção municipal de seus partidos.
Vamos nessa, minha gente!

SHOW DE COBERTURA
A direção da Rádio Cenecista de Picuí, da qual tenho o prazer de ser um de seus fundadores (entenda, inicialmente como zelador e posteriormente como operador de áudio e locutor-apresentador), prepara uma grande cobertura jornalística das eleições que se aproximam. A equipe contará com J. Tavares, Francisco Araújo, Jair Gomes e Ailton Barbosa além de técnicos e plantonistas.

Além do embate em Picuí a emissora acompanhará tudo que irá acontecer nas cidades do Curimataú: Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa e Baraúna.


DECEPÇÕES EM PARNAÍBA
Aqui em Parnaíba-PI, a população continua decepcionada. Sabe com que? Com o Parnaíba Esporte Clube, desclassificado logo na fase classificatória para as finais do Campeonato Estadual. Em Campina Grande, raposeiros e trezeanos são apaixonados pelos seus times, mas os daqui vão mais além. Incrível. Idolatria pura! A desclassificação foi há mais de um mês, mas os torcedores não se cansam de comentar o fiasco. Eles não se conformam com o que aconteceu.

A outra decepção é com o prefeito José Hamilton. Como não sou daqui, fico por fora. Infelizmente a cidade é grande, mais de 150 mil habitantes, mas sente a falta de indústrias e de fábricas para empregar a tantos que estão sofrendo com o desemprego. Mas o problema não é de agora. José Hamilton está na Prefeitura há quatro anos e a cidade existe há décadas convivendo com o descaso de muitos que passaram anteriormente pela administração municipal.

MUDANÇAS NA RB
Fui informado pelo pastor Euder Faber, presidente da VINACC, que a Rádio Borborema realmente passou por grandes mudanças. A começar pelo nome. Passou de Rádio Borborema para Rádio Clube Borborema, além das novas instalações, coisa de primeiro mundo.

Fico feliz em saber que os Associados em Campina Grande estão crescendo. Aliás, tive o prazer de apresentar programas esportivos ali ao lado de amigos como Romildo Nascimento, Gutemberg Simões, Manoel Batista e tantos outros, ao final dos quais (sempre às segundas-feiras) era me concedido pelo menos cinco minutos para falar da palavra de Deus.

E volto, se assim Deus me permitir, aos microfones da Rádio Clube Borborema a partir de agosto para apresentar o programa Consciência Cristã em Foco.

É FILOSOFIA?
Quando alguém deixar um lugar e pessoas com lágrimas nos olhos é porque alguma coisa boa ficou do seu proceder – pastor Gomes Silva.

POESIA (eu de novo)
Caminhando e cantando eu vou
Como os que na palavra se esmeram
Levando a mensagem que me salvou
A tantos que sem vida me esperam


Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e coordenador de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC; e Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
__________________
Se você tem algo que possamos divulgar em nossas colunas online pode enviar para: pr.gomessilvapi@gmail.com ou pode ligar para (86) 3323 6444.

Permissividade de Deus

PERMISSÃO DE DEUS
Nada se faz sem a permissividade de Deus. Por mais que os cientistas da linhagem contrária se limitem em dizer que tudo tem que ser provado pela ciência em detrimento da fé e filósofos com a mentalidade iluminista afirmem que o homem tem o pensamento livre, porém obtendo conhecimento apenas por intermédio da razão humana, a verdade é essa: Tudo que acontece, acontece por causa da permissão de um ser supremo: O criador.
Por isso o crente deve dizer sempre: Se Deus quiser farei isso ou aquilo.

FRASE INSPIRADA
Está no livro Ensaio Apologético, página 23: O ser humano que segue inflexivelmente a busca da razão em direção ao seu fim é ateu ou, na melhor das hipóteses, agnóstico.

RECLAMANDO DE DEUS - I
Quando Deus mandou Moisés e Arão tirarem o povo do Egito em direção à terra prometida, os israelitas murmuraram dos dois, afirmando: Vocês (Moisés de Arão) nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão (Ex 16:3b). Só que, com essa postura, os israelitas estavam reclamando de Deus, pois foi Ele quem determinou a viagem pelo deserto.

RECLAMANDO DE DEUS – II
Deus ouviu as reclamações dos israelitas e não deixou faltar comida, calçados etc. mandou maná, cordonizes para os alimentar e água para “matar” sua sede. Contudo, os israelitas, teimosos e rebeldes, continuavam murmurando, pensando em voltar para o Egito.

HOJE NÃO É DIFERENTE!
Muita gente, já convivendo com o evangelho há anos, reclama do Senhor quando o sapato começa a apertar. E como os israelitas que saíram do Egito, os de hoje logo pensam em desistir, afirmando: Quando eu não era crente a minha vida não tinha tantos problemas. Tinha, sim! O que acontecia é que a cegueira espiritual era tão grande que não se dava conta da magnitude do problema.
Mas eu tenho um conselho: Não voltes para o Egito. Se com Deus você acha que está difícil, imagine sua vida sem a direção divina. Será um inferno. Com certeza!

ACONTECEU EM PARNAÍBA
Em Parnaíba, interior do Piauí, acontece cada coisa inacreditável. Recentemente, uma igreja fez consagração, vigília e tudo que tinha direito, pedindo a Deus para tirar um determinado pastor de outra igreja. De ministério diferente!
A justificativa era a de que o pastor não merecia estar passando pelas humilhações e sendo perseguido pelos próprios membros da igreja que estava dirigindo.
E tem isso no meio evangélico? Que coisa!

SER PASTOR...
...É o título do livro do pastor Pedro Mendes, que está à venda pela Editora Batista Independente. Li o livro e pude tirar muitas lições para a minha vida ministerial. É um tratado excelente sobre a vocação pastoral, embasada na vasta experiência que o autor possui na área.
Aos meus colegas pastores, a indicação. Façam como eu: Leia o livro Ser Pastor e aprendam com a experiência de quem já está calejado com o ministério do bem cuidar.

A Editora Batista Independente lançou também “Mulheres e Suas Experiências com Deus”, mas ainda não o conheço. Pelo título, uma boa pedida! (pedidos: editora@cibi.org.br ou 19 – 3296 1560).

DE MADRUGADA TAMBÉM
Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará – Eclesiastes 11:6. Eu acrescento ainda: De madrugada, como agora, também podemos semear a preciosa da Palavra de Deus através de reflexões.
Aliás, tem ovelha que chega à casa do pastor às 7 ou 8 horas e o encontra dormindo. E, curioso, pergunta: dormindo a esta hora pastor? Mas dificilmente pergunta a que horas ele foi dormir. Engraçado!
Essas ovelhas nem sabem que existem pastores que gastam tempo na meditação, estudo da palavra e outras coisitas mais justamente para lhes dar uma boa alimentação no momento da pregação ou da ministração de um estudo.

MINHA GRATIDÃO
Concluo a coluna de hoje agradecendo aos pastores Marcos Damião, Marcelo Holanda, Ronie Batista e Sidnei Nunes, da Igreja O Brasil para Cristo; Jorge Noda, da Igreja Presbiteriana do Brasil; Jamilson Silva, da Igreja do Nazareno; Ivandro Costa, da Igreja Batista Nacional; Átila Vieira e Everaldo Trajano, da Igreja Batista Independente Getsêmani; e Gilberto Abrantes, da Igreja Batista Betel; o irmão Márcio Nunes, da Igreja Evangélica Congregacional El-Shaddai, todos lá em Campina Grande-PB, e tantos outros amigos espalhados pelo Brasil, a exemplo de Carlos Alberto, em São Paulo, o paraibano Marinaldo, radicado no Rio de Janeiro, e o irmão Adão, em Goiânia (GO), que tem nos abençoado com o envio de bíblicas e harpas cristãs.

Obrigados a todos pelas orações a Deus intercedendo por mim e a minha família, aqui em Parnaíba-PI. Em breve estaremos de volta à Rainha da Borborema. Se esta for mesmo a vontade de Deus.

O meu amor seja com todos os (leitores desta coluna) em Cristo Jesus – 2 Co 16:24.

Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e coordenador de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC; e Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cruz, Credo, Celso de Mello!

Percival Puggina

Assisti boa parte dos votos proferidos pelos senhores ministros do STF sobre as células-tronco embrionárias. Não houve muitas divergências entre eles, convictos, quase todos, da importância da decisão e da magnitude da causa. As duas exceções correram por conta da ministra Ellen Gracie e do ministro Celso de Mello. A ministra votou ao final da primeira sessão, logo após o pedido de vistas formulado por Menezes Direito. Com meia dúzia de palavras, disse que acompanhava o relator. Definitivamente, não deu qualquer valor a um tema importantíssimo, cuja legislação comparada, entre diversos países, reconhece ao embrião humano um status distinto e superior àquele atribuído às coisas.

Já o ministro Celso de Mello preferiu juntar sua voz, desde o píncaro da magistratura nacional, ao coro dos que, na planície da santa ignorância, recusam direito de expressão, nas questões de Estado, a quaisquer posições inspiradas em doutrinas ou filosofias de base religiosa. Cruz, credo, doutor! E aí, como ficam 95% dos brasileiros que, com maior ou menor fundamento, crêem em Deus e assumem, como base para suas posições e ações, conceitos provenientes dos Dez Mandamentos e do ensino de alguma religião?

Segundo o nobre ministro, o sujeito investido em funções de Estado, precisa deixar embaixo da cama, no âmbito mais recôndito do próprio ambiente privado, todos os valores morais e princípios que possam provir de alguma crença ou com ela guardar semelhança. Na prática, somente ateus, vagando no éter da falta de convicções, pendurados apenas nessa fonte de conhecimento e verdade que é a matéria bruta, têm o direito, segundo o ministro Celso de Mello, de abrir a boca em questões de Estado. Esquece-se o ministro de que ele mesmo, ao empregar o conceito de dignidade da pessoa humana, incorreu triplamente no erro que reprova porque: 1º) “pessoa” é um conceito nascido em berço cristão; 2º) “pessoa humana” é uma expressão que só se justifica para quem admite a existência de “pessoa divina” caso contrário é redundância; e 3º) “dignidade da pessoa humana” é conceito eminentemente cristão, seja na origem, seja na melhor definição.

Até um embrião congelado entenderá que se a tese do ministro Celso de Mello for válida, toda condenação ao terrorismo, à tortura, ao assassinato, ao roubo, à calúnia, à mentira, ao desrespeito aos pais, e ao vasto universo das perversidades seria inaceitável pela mesma razão. A moral cristã também as reprova, assim como reprova o aborto e a manipulação de embriões humanos. A separação entre Igreja e Estado, por ele invocada, tem sentido diverso e superior. Significa, por exemplo, que o Estado não impõe obrigações de caráter religioso e que as religiões não impõem deveres ao Estado. E, no caso examinado pelo STF, significa que, tendo a manipulação de embriões humanos sido considerada constitucional, o preceito sobre o assunto entra em vigor. E ponto final.

O ministro Celso Mello não esconde o viés totalitário de quem deseja recolher o Direito Natural e o pensamento cristão a um campo de concentração. Ali, devidamente amordaçados, ficaríamos sob jugo dele e de outros sacerdotes do ateísmo, com as conseqüências que já se instalam sob nossos olhos.

por Percival Puggina

O autor é arquiteto, político, escritor e presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública. puggina.org

terça-feira, 3 de junho de 2008

Deus se revela ao homem através de sua Palavra

Pr. Gomes Silva

As coisas espirituais, divinas e eternas não são uma abstração nem se prendem a momentos, lugares e pessoas. É o que dizem J. E. Lourenço e S. V. Lima no livreto “Uma Janela Para o Eterno” (5ª Edição – fevereiro de 2000, pela IBCB Editora de Brasília).

Nossa realidade física, dizem eles, é um mero derivativo desse universo extraordinário, o que não impede, entretanto, que o terreno e o passageiro envolvam nossa mente de forma muito mais intensa, através dos cinco sentidos cujo manejo estamos afeitos desde o instante em que nascemos.

O mesmo não é, infelizmente, válido quanto às questões espirituais, mesmo que estejam continuamente em torno de nós, em que mundo ocupado por batalhas e desafios, mas principalmente, pela glória de Deus e pela alegria no Espírito Santo – Romanos 14:17.

Para que tal situação seja modificada é indispensável que sejam abertos nossos “olhos espirituais” para que, contemplando o Reino de Deus, possamos superar as asperezas de um ambiente material de desilusão, desvendando outro, perfeito e glorioso.

Lembram ainda a experiência narrada em 2º Reis 6:14-17, onde o servo de Eliseu pôde contemplar um exército de carros de fogo enviado por Deus e capaz de eliminar a grande ameaça representada pelos milhares de inimigos físicos que cercavam a cidade.

Essa forte pressão exercida sobre nós por esse enfoque voltado para o imediato e para aquilo que podemos “sentir” exige que uma “janela” seja aberta para o eterno.

Concordo plenamente com Lourenço e S. V. Lima. E vou mais além. Graças a Deus essa “janela” existe e o seu nome é a Bíblia Sagrada, podendo ser aberta mais e mais e dia após dia, durante toda a nossa existência.

A Palavra de Deus é, acima de tudo, uma bússola para quem está sem direção; um manual de vida para quem não tem vida – 2 Timóteo 3:16 (... é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corregir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus (grifo nosso) seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra).

É por isso que o homem de Deus não pode separar-se da mensagem divina, contida nos 66 livros das Escrituras Sagradas. Através dela o Senhor se dá a conhecer aos homens. Isto se chama revelação divina. Deus fala com o homem que está sob a sua direção quando este ler a sua palavra, através da qual começa a entender e a obedecer às orientações dela para a sua vida particular e sua participação na igreja da qual faz parte.

Agora é preciso esse homem de Deus ter consciência de uma coisa: A Bíblia existe para ser lida. E não apenas uma vez por semana, mas todos os dias, pois ela é o alimento espiritual que cada um precisa para manter-se bem e fortalecido nos caminhos do Senhor. É impossível - na minha modesta opinião, baseada na experiência de meus quase dez anos de pastoreio -, alguém permanecer vivo espiritualmente, se não viver lendo e meditando as Boas Novas de Salvação.

Da mesma forma como precisa ler a Bíblia para estar bem alimentado espiritualmente, o homem de Deus precisa estar preparado para manusear bem a mensagem da cruz – que transforma o homem e o leva à salvação eterna, conforme exige Paulo de Timóteo em sua segunda carta, capítulo 2, versículo 15: “Procura apresentar-te a deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

O problema de muitos homens de Deus é que eles lêem a Bíblia para os outros e não para si. Ou seja, usam a Palavra de Deus para aplica-la à vida de outras pessoas, esquecendo-se de que a mensagem de Senhor precisa ser aplicada primeiro à vida de quem a conhece.

Que a palavra de Deus continue sendo lâmpadas para os pés e luz para o caminho de todos aqueles que abraçaram a fé em Cristo e vivem pregando o evangelho entre os quais me incluo.

___________________________
Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e Diretor de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC, e palestrante nas áreas da família, juventude, ministério pastoral, missiologia e vida cristã. Contato: pr.gomessilva@gmail.com

A vida do ministro em poesia

Pr. Gomes Silva

Deus chama o homem caído
Capacita com seus dons e ação
E o transforme em ministro
Para pregar a salvação

Manda pra perto, manda pra longe,
Não importa a distância
À frente vai com ele
Guiando com constância

As dificuldades vêm na caminhada
Trazendo desespero ou esperança
Mas a fé em Cristo dá a certeza
De que de Deus vem a graça

No campo, não há mais surpresas
Vidas são alcançadas para Cristo
Cada uma com a sua vivência
E pensamentos diferentes sobre o alto

Uns choram com razão
Outros se alegram mesmo na dor
Enfrentam a contramão
Do ensinado pelo criador

São vítimas da insubmissão
Sofrem injustiças e acusações
Mas cumprem a sua missão
Conscientes de suas ações

Mas o que consola em tudo isto
É que Deus a tudo contempla
Vê a dignidade do ministro
No caminho da justiça


OBS: eu não sou poeta. Apenas escrevi o que veio à mente. Deixo isso para o pastor Geraldo Máximo Elias, lá da Igreja Doutrina Primitiva-CG/PB

______________________
Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT-PB nº 1.048) e Diretor de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC, e palestrante nas áreas da família, juventude, ministério pastoral, missiologia e vida cristã. Contato: pr.gomessilva@gmail.com

ACI diversifica trabalhos em prol dos associados

A Associação Campinense de Imprensa - ACI, vem desenvolvendo uma administração digno de elogios por parte de seus associados. Pelo menos opções existem. Basta tão-somente que cada associado cumpra com suas oobrigações para ter o direito aos benefíciso colocados à disposição de todos.

Contudo, vale a pena lembrar que, para ter direito aos benefícios, o associado deverá estar em dia com a sua contribuição social, além de solicitar o encaminhamento junto a ACI.

· SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI/Clube do Trabalhador – Benefícios: Parque Aquático; Hidroginástica, Musculação, Ginástica, Capoeira, Teatro Heureca, Futsal, Vôlei. Rua Dom Pedro II, s/n°, Bairro da Prata.

· SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI Centro de Educação Profissional Prof. Stênio Lopes – Serviços de Educação Profissional, na modalidade Qualificação/Aperfeiçoamento (Treinamento, Mobiliário, Artes Gráficas, Mecânica de Auto, Automação, Eletroeletrônica, Alimentos e Informática) - Rua Pedro II, 788, Bairro da Prata.

· SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO -SESC – Serviços odontológicos, Parque aquático, Vôlei, natação, hidroginástica, Futsal, ginástica. Rua Paulo de Frontim, s/n, Açude Velho.

· SERVIÇO NACIONAL DO TRANSPORTE – SEST/SENAT - serviços médico/odontológicos e das atividades de esporte, cultura e lazer. Avenida Francisco Lopes de Almeida, n° 2000, Três Irmãs.

· ACI SAÚDE – CONVÊNIO DE SAÚDE

· ACI SAÚDE – DESCONTOS EM EMPRESAS CREDENCIADAS

(PARA OBTER OS BENEFÍCIOS, ABAIXO DESCRITOS, SE FAZ NECESSÁRIO A APRESENTAÇÃO DO CARTÃO DO CONVÊNIO ACI SAÚDE).


ACI SAÚDE – EMPRESAS CREDENCIADAS

ACADEMIAS

ACADEMIA FIALHO - RUA CAZUZA BARRETO, 25 – ESTAÇÃO VELHA - FONE: 3342-3905
DESCONTO: CONSULTAR A SECRETARIA DA ACADEMIA

ACADEMIA FITNESS - AV. FLORIANO PEIXOTO, 997 – CENTRO
FONE: 3341-6437
DESCONTO DE 15% POR MODALIDADE

ACADEMIA NOVA GERAÇÃO - RUA PADRE PEDRO SERRÃO, 217 LIBERDADE
FONE: 3322-1416
DESCONTO DE 15% POR MODALIDADE

AGLAYA ACADEMIA – RUA FELIX CAROLINO BARBOSA, 890, ALTO BRANCO,
FONE: 3322-7875
DESCONTO: 20 %

ESTÉTICA CORPORAL / DRENAGEM LINFÁTICA / REDUÇÃO HORTOMOLECULAR

ÂNGELA MARIA ROLIM IGINO - RUA: IRINEU JOFFILY, 131 – CENTRO CENTO MÉDICO GERALDO LACERDA
FONE: 3322-2872
DESCONTO: CONSULTAR A SECRETARIA DA CLÍNICA

CLINICA FISIODERME - AV. FLORIANO PEIXOTO, 997 – CENTRO
FONE: 3341-6437
DESCONTO: CONSULTAR A SECRETARIA DA CLÍNICA

VISUAL ESTÉTICA - AV. GETULIO VARGAS, 867 – CENTRO
FONE: 3342-3353 DESCONTO: CONSULTAR A SECRETARIA DA CLÍNICA

DEPILESTHÉTIC - RUA DUQUE DE CAXIAS, 641, SL 03 – CENTRO MÉDICO SÃO FRANCISCO - PRATA
FONE: 8856-2572 / 9312-2161
DESCONTO: CONSULTAR A SECRETARIA DA CLÍNICA

FARMÁCIA ÉTICA/GENÉRICA

FARMÁCIAS DIAS ( DESCONTO DE 20%)

UNIDADE I - AV. ASSIS CHATE AUBRIANO, 300 – LOJA 01 – LIBERDADE
FONE: 3310-6000

UNIDADE II - RUA: DOS AVELOZES, 128-A – MALVINAS
FONE: 3339-5724

UNIDADE III - AV. VIGÁRIO CALIXTO, 1564ª – CATOLÉ
FONE: 3337-5000

UNIDADE IV - RUA: ASSIS CHATEAUBRIANO, 2340 LOJA A TAMBOR
FONE: 3331-4555
UNIDADE V - AV. ELPÍDIO DE ALMEIDA, 1077 – CATOLÉ
FONE: 3337-2219

UNIDADE VI - RUA: ARRUDA CÂMARA, 104 – SANTO ANTONIO
FONE: 3321-2328

UNIDADE VII - RUA MARQUES DO HERVAL – CENTRO
FONE: 3341-4241

UNIDADE VIII - RUA ODILON ALMEIDA BARRETO, 24 – CENTRO QUEIMADAS
FONE: 3392-1315

UNIDADE IX - RUA: CÍCERO ALEXANDRINO, 485 – CENTRO
SÃO JOSÉ DA MATA
FONE: 3314-1222

FARMÁCIA HOMEOPÁTICA

FARMACIA DA HOMEOPATIA - RUA AFONSO CAMPOS, 304-A, CENTRO
FONE: 3321-6408
DESCONTO: CONSULTAR A FARMÁCIA

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

FARMACIA PHYTOFARMACO - RUA TREZE DE MAIO, 99, CENTRO
FONE: 3321-5557
DESCONTO 15% À VISTA/PRAZO

PHARMA BELLA - RUA: SEBASTIÃO DONATO, 45, CENTRO
FONE:3321-4348
DESCONTOS
À VISTA: 20%
CARTÃO/CHEQUE: 15%

PHARMA FACE

UNIDADE I (CAMPINA GRANDE)
RUA: TREZE DE MAIO, 149
CENTRO
FONE: 3341-4459
DESCONTO: CONSULTAR A FARMÁCIA

UNIDADE II (CAMPINA GRANDE)
SHOPPING IGUATEMI
AV. SEVERINO CABRAL, 1191 – CATOLÉ
LOJA 08
FONE: 3337-6142
DESCONTO: CONSULTAR A FARMÁCIA

PRODUTOS NATURAIS E COSMÉTICOS

A SALUTAR – AVENIDA FLORIANO PEIXOTO, 752, CENTRO
FONE: 3341-7257
DESCONTO: CONSULTAR A LOJA


PRODUTOS ORTOPÉDICOS

SCD INDÚSTRIA E COM. APARELHOS ORTOPÉDICOS LTDA
RUA: LINO GOMES DA SILVA, 218 – SÃO JOSÉ
FONE: 3322-2099
DESCONTO:
10% VENDA DE PRODUTOS E 05% LOCAÇÃO DE PRODUTOS

ORTOCAMP - RUA: SANTA CECÍLIA, 29, – SANTO ANTONIO
FONE: 3341-2597
DESCONTO: 15% VENDAS DE PRODUTOS E 10% LOCAÇÕES
DE PRODUTOS

PRODUTOS MÉDICOS/ HOSPITALAR E LABORATORIAL

CIRÚRGICA CAMPINENSE - PRAÇA CORONEL ANTONIO PESSOA, 128 CENTRO
FONE: 3322-3844
À VISTA: DESCONTO 5% + 5% ADICIONAL
A PRAZO: DESCONTO 5%

PRODUTOS ÓTICOS

ÓTICA MAIA
DESCONTO:
À VISTA: 20%
A PRAZO: 10%

LOJA 01:
RUA: MACIEL PINHEIRO, 107 – CENTRO - FONE: 3321-3890

LOJA 02:
RUA: VENÂNCIO NEIVA, 69 – CENTRO - FONE: 3343-3803

LOJA 03:
RUA: CARDOSO VIEIRA, 107 – CENTRO - FONE: 3321-1729

ÓTICA MACAMBIRA
RUA: BARÃO DO ABIAI, 91-A – CENTRO
FONE: 3341-5767
DESCONTO: 15%

ÓTICA VERSAÍLES
RUA: MACIEL PINHEIRO, 80 – CENTRO - FONE: 3342-1621
DESCONTOS:
À VISTA 25% - NAS ARMAÇÕES E ÓCULOS SOLARES
À VISTA 15% - NA TABELA DE LENTES VIGENTES
À PRAZO 15% - NAS ARMAÇÕES (ATÉ 06 VEZES)
À PRAZO 10% - NAS LENTES (ATÉ 06 VEZES)
Parabéns a todos os que fazem a nossa querida ACI.